Sinais de que o seu carro precisa de manutenção

Julho 27, 2023

Se é proprietário de um carro, provavelmente já se apercebeu de uma ou outra situação em que algo na sua viatura não parece estar certo. Quer seja um ruído estranho, mais dificuldade em iniciar a marcha, uma luz que se acende no painel, ou qualquer outra situação anormal. No entanto, nem sempre estes sinais são claramente percetíveis. E é por isso que esperamos que este artigo lhe seja útil: para que consiga detetar e agir rapidamente perante os sinais de que o seu carro precisa de manutenção. 

 

 

Luzes de aviso no painel 

Este é um dos sinais mais óbvios de que o seu carro necessita de manutenção. Estas luzes, como as do motor, bateria, óleo ou travões, acendem-se para alertá-lo sobre possíveis problemas. Ignorá-las pode facilmente resultar em danos graves para a sua viatura e comprometer a total segurança na condução. 

 

Barulhos e vibrações

Apesar de os carros emitirem inúmeros ruídos inerentes ao seu funcionamento, se detetar algum que não seja habitual é sinal de que pode precisar de manutenção. Vibrações ou sons estranhos podem indicar problemas em partes diversas como a suspensão, travões ou embraiagem. Se detetou algum ruído estranho na viatura, experimente circular a baixa velocidade e com os vidros abertos, de forma a perceber melhor a sua origem. 

 

Desempenho reduzido 

Se o seu carro está a demorar mais para “arrancar” ou apresenta uma súbita redução de desempenho, isso pode indicar vários problemas como uma bateria fraca, sistema de ignição defeituoso ou complicações no motor. Neste tipo de situações, a manutenção adequada é fundamental para garantir o bom funcionamento do carro.

 

 

Derramamento de fluidos

Manchas ou poças de fluidos são um sinal inegável de que algo está errado com o seu carro. Não é muito incomum os condutores repararem em manchas de óleo no chão no lugar onde o seu carro estava estacionado. Se isto acontecer consigo, procure rapidamente a ajuda de profissionais para realizar a manutenção necessária.

http://ptw.test/blog/como-escolher-o-oleo-mais-adequado-para-o-carro/

Desgaste irregular nos pneus

Verifique ocasionalmente o desgaste dos pneus do seu carro. Se notar que se estão a desgastar de forma desigual, isso pode indicar problemas de alinhamento, suspensão ou pressão inadequada nos pneus, e consequente necessidade de manutenção. O desgaste irregular não só reduz a vida útil dos pneus, como compromete a aderência do veículo à estrada. 

 

Maior consumo de combustível

Se não está a fazer trajetos muito diferentes do habitual mas notou um aumento no consumo de combustível do seu carro, isso pode ser um sinal de que algo não está bem. Problemas em componentes críticos, como o motor, podem estar a afetar a eficiência do seu carro. Assim, se identificar uma subida algo repentina e sem explicação aparente no consumo de combustível, está na hora de realizar a manutenção.

 

 

Fumo no tubo de escape

Caso repare que o fumo que sai do tubo de escape do seu carro tem uma cor estranha, como azulada, preta ou muito branca, é um sinal de potenciais problemas no motor ou no sistema de escape. A existência de fumo deste tipo pode ser provocada por queima de óleos, combustível inadequado ou relacionada com a vedação do motor. 

 

É importante relembrar: a prevenção é sempre melhor que a reparação. Por isso, realizar a manutenção regular do seu carro é essencial para garantir a sua segurança e prolongar a vida útil do veículo. Se notar algum dos sinais que mencionámos acima, não hesite em visitar uma oficina Fix&Go para que possamos realizar a manutenção necessária. 

 

Mais Notícias

9 Dicas Para Uma Condução Mais Económica e Segura

Com a tecnologia a avançar cada vez mais rápido, também os carros são cada vez mais velozes desde o momento que arrancam. Apesar disto parecer…

As Piores Multas de Trânsito

Multas de Trânsito Que Fazem Estragos na Carteira Ninguém gosta de ser multado, ainda mais quando são multas de trânsito. Estas podem representar um peso…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…