Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Agosto 09, 2022

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer.

Fique a par das principais diferenças entre gasóleo e gasolina e tome a decisão mais ajustada para si no momento de adquirir uma nova viatura.

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Gasóleo vs Gasolina: as diferenças

  1. O preço

É verdade, a diferença já não é a que era. E é uma variável que está em constante mudança. Durante muito tempo o gasóleo era bastante mais barato que a gasolina, diferença essa que se tem vindo a perder.

Para referência, segundo dados da Pordata, no início do século XXI o preço do gasóleo em Portugal era de 0,68€/L enquanto a gasolina começava nos 0,87€/L. Até 2021, a diferença de preço manteve-se nas várias dezenas de cêntimos. No entanto, em 2022, com a recente crise de combustível, os preços praticamente igualaram, com o gasóleo a ultrapassar em ocasiões o preço da gasolina.

Portanto, hoje em dia o preço já não é uma das principais diferenças entre o gasóleo e gasolina. No entanto, é sempre uma variável importante de avaliar no momento de compra de um carro. O gasóleo, em circunstâncias normais, tende a ser mais barato, mas é necessário fazer muitos quilómetros por ano para compensar essa diferença. E os carros a diesel costumam ser mais caros que os carros a gasolina.

 

  1. A gasolina é menos poluente

… na generalidade dos casos. A gasolina tem um menor teor de enxofre na sua composição, o que torna os seus gases menos prejudiciais para a atmosfera – quando comparados com os gases emitidos por motores a gasóleo, claro.

Atualmente já há muitos motores de gasóleo e gasolina a serem produzidos de forma semelhante, de modo a combater esta diferença. E sem esquecer que veículos a gasóleo maiores, como carrinhas e SUVs recentes, utilizam o líquido AdBlue para reduzir a emissão de gases poluentes. Pode ler aqui mais sobre este líquido, criado para cumprir as leis europeias sobre a emissão de gases poluentes.

 

  1. Sensibilidade da condução

Para os mais exigentes apaixonados pela condução, há uma clara diferença entre conduzir um carro a gasóleo vs gasolina. A preferência cabe a cada um. Muitos gostam de sentir o motor a gasolina na estrada, outros gostam mais do barulho alto dos motores a gasóleo.

Cada qual com a sua mania, como se costuma dizer. Mas que há diferença, isso há, e quando pegar num carro a gasóleo ou gasolina vai certamente reparar.

 

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Gasóleo: prós e contras

Prós

  • Motor mais eficiente e durável;
  • Maior potência em baixa velocidade, o que significa maior poder de ultrapassagem e de reboque;
  • Maior facilidade em controlar o ponto de embraiagem;
  • Combustível mais barato e carros com maior valor de revenda (ambos fatores que têm vindo a mudar com o tempo).

Contras

  • Veículos a gasóleo são mais caros, novos e usados;
  • Manutenções e peças de substituição mais caras em carros a gasóleo;
  • Motor barulhento (já não é tão mau como era nos primeiros carros a diesel);
  • Mais poluente que a gasolina.

 

Gasolina: prós e contras

Prós

  • Os veículos a gasolina são mais baratos;
  • Manutenção mais barata também;
  • Menos poluente que o gasóleo;
  • Motores menos ruidosos.

Contras

  • Carros a gasolina desvalorizam mais rápido;
  • Motores com menor durabilidade;
  • Menor potência em relação aos motores a gasóleo;
  • Combustível mais caro e com maiores consumos.

 

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Alternativas ao gasóleo e gasolina

É cada vez mais comum ver na estrada carros híbridos e elétricos a circularem nos seus motores mais silenciosos. Hoje em dia são uma alternativa perfeitamente viável aos carros a gasóleo e gasolina, pela poupança financeira que representam na totalidade e por serem menos prejudiciais para o ambiente.

À medida que as cidades investem em mais postos de carregamento para este tipo de veículos e a tecnologia dos mesmos evolui e se generaliza, é normal observar-se uma maior adesão.

 

 

Mais Notícias

Mecânica é connosco

Serviços Mecânica Fix&Go Quando pensamos em oficina, imediatamente ocorre-nos a palavra “Mecânica”, ou “mecânicos”, os profissionais em si da área. Essa associação, apesar de redutora,…

O Custo da Mobilidade Elétrica em Portugal

O Custo da Mobilidade Elétrica em Portugal: Uma Análise Detalhada No final de 2021, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) trouxe à tona uma…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…