Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste componente e como utilizá-lo da melhor forma?
Neste artigo, trazemos-lhe alguma informação sobre o travão de mão, quais os problemas que são mais comuns e também dicas para evitar gastar dinheiro num eventual conserto deste componente.
O travão de mão é uma peça fundamental na segurança de um automóvel, servindo para imobilizá-lo quando estacionado, impedindo quaisquer deslizamentos.
É assim diferente do travão de serviço, este mais apto a reduzir a velocidade do carro em andamento e com atuação sobre as rodas traseiras e dianteiras.
O travão de mão consiste habitualmente numa alavanca presente entre os dois bancos da frente (em algumas viaturas, funciona num pedal do lado esquerdo junto a embraiagem), mas em modelos mais recentes é também habitual ser elétrico, acionado através de um botão.
É composto por um cabo de aço que, quando acionado, puxa as lonas do travão traseiro contra as rodas, travando o veículo e mantendo-o imóvel quando estacionado.
Muitos são os especialistas que recomendam engatar o carro, para não forçar o travão de mão.
Assim, se estiver numa superfície plana ou numa subida, deixe o carro com a primeira mudança engatada. Se estiver numa descida, faça o mesmo, mas com a marcha-atrás.
Isto vai evitar desgaste desnecessário na peça, como mecanismo extra de segurança na imobilização da sua viatura.
De forma rápida e vigorosa, assim deve ser puxada a alavanca do travão de mão.
Isto porque, à medida que vai utilizando o seu carro, ele gasta energia, aquecendo-o. Este calor vai dilatar os seus componentes, fazendo com que seja mais fácil as peças do travão de mão encaixarem-se perfeitamente, não precisando de mais do que um movimento suave para acionar o travão.
Estando o carro frio, a situação é diferente, e o encaixe pode não ser bem conseguido se a alavaca do travão de mão não for puxada de forma vigorosa.
No final do dia, seja a que temperatura o carro estiver, é sempre bom garantir que o encaixe do travão de mão é o melhor. E esta maneira rápida e enérgica é a que melhor garante que fica bem acionado.
Mas atenção: evite puxá-lo em demasia – 3 ou 4 cliques não só são suficientes, como recomendáveis. Se puxar demasiado, vai colocar pressão desnecessária sobre as peças do automóvel.
Nos carros mais modernos, com sistema elétrico, este problema não se coloca: pode pressionar o botão normalmente.
Se estiver em movimento e quiser imobilizar o seu veículo, nunca utilize o travão de mão.
Este atua apenas sobre as rodas traseiras, sendo que as da frente não vão sentir o seu efeito.
Mais: estando as rodas de trás travadas e as da frente em movimento, corre o risco de fazer um “pião”, o que pode ter resultados funestos para si, para os restantes passageiros e outros utilizadores da via em que circula.
Conduzir com o travão de mão ativo não só é perigoso, como causa enorme desgaste nas pastilhas e discos dos travões.
Certifique-se de que o desaciona completamente antes de colocar o automóvel em movimento. Para que não haja dúvidas, tenha atenção à luz do travão de mão no painel de instrumentos do carro.
O mais provável é o fabricante dedicar algumas linhas ao travão de mão no manual do automóvel.
Não negligencie essa leitura para perceber que outros cuidados de manutenção deve ter com o travão de mão da sua viatura.
Se o travão de mão do seu carro está a dar problemas, pode contar com os profissionais da Fix&Go para diagnosticar o problema, e resolvê-lo.
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