Como deve saber, a bateria do carro é uma das peças mais essenciais para o correto funcionamento do seu automóvel. É, também, uma das mais frequentes dores de cabeça para qualquer dono de uma viatura.
Neste artigo vai encontrar 5 dicas para prolongar a bateria do carro e adiar ao máximo uma eventual reparação ou substituição.
A vida útil da bateria do carro é, em média, entre 3 a 5 anos. Esta estimativa varia consoante o seu estilo de condução, o tipo de veículo e outros fatores externos que influenciam a durabilidade da bateria.
Então, como pode aproveitar a bateria do seu automóvel, durante o máximo de tempo possível? Deixamos aqui 5 dicas de ações que pode tomar de modo a maximizar a vida da bateria do seu automóvel.
Um carro parado é uma sentença para a bateria.
Deixar um veículo sem utilização durante longos períodos de tempo não é recomendado e acaba sempre por ser um golpe duro para qualquer bateria. A bateria dos automóveis descarrega com o passar do tempo, e a melhor forma de cuidar dela é com o carro ligado e a circular regularmente.
Quando o carro se encontra desligado durante longos períodos de tempo, a bateria não está a ser recarregada e acaba por ir perdendo energia. O recomendado é utilizar o carro no mínimo uma vez por semana para evitar este cenário.
No entanto, se prevê deixar o carro parado e sem possibilidade de utilização durante um período prolongado de tempo, o recomendado é mesmo desligar a bateria, retirando a ligação ao pólo negativo.
Conduzir apenas em pequenos percursos, por maior que seja a sua regularidade, também castiga a bateria do carro.
O momento de arranque é quando a bateria efetua o maior esforço. Após isso, a bateria ainda precisa de alguns quilómetros para conseguir recarregar. Se apenas utilizar o veículo durante esse curto período inicial, estará apenas a drenar a bateria sem que esta tenha possibilidade de regenerar.
Isto não quer dizer que não possa de vez em quando efetuar pequenos percursos com o seu veículo. O que importa mais é que não seja uma rotina, porque após um percurso curto pode sempre fazer um percurso mais longo que ajude a bateria a recarregar.
Os equipamentos elétricos do carro, como o rádio, as luzes ou o ar-condicionado, precisam apenas da bateria para funcionarem. Ou seja, mesmo que tenha o motor desligado, pode continuar a utilizá-los. No entanto, isso significa que está a utilizar a carga da bateria sem que ela possa regenerar (precisa do motor ligado para isso).
É por esta razão que é recomendado reduzir ao máximo a utilização destes equipamentos com o carro desligado – isto se quiser maximizar a durabilidade da bateria, claro.
A bateria, assim como outros componentes do seu automóvel, não é muito adaptável a temperaturas extremas. Ambientes acima dos 30 graus ou abaixo dos 5 graus centígrados degradam a bateria do carro, quando existe uma exposição prolongada.
Este aspeto é provavelmente o mais difícil de contornar dos cinco que aqui enumeramos, por se tratar de uma eventualidade sob a qual não temos qualquer controlo. Mas, se tiver meios para proteger o seu carro destas temperaturas, então recomendamos vivamente fazê-lo.
Aliás, não é por acaso que carros que são mantidos em garagem têm maior durabilidade (na sua generalidade) que carros estacionados no exterior – isto quanto à bateria e outros componentes sensíveis a temperaturas extremas.
Como qualquer outra parte da sua viatura, a bateria também requer uma manutenção regular para manter um bom funcionamento durante o maior período de tempo possível.
Mantenha a sua bateria bem cuidada e corretamente verificada. Isto inclui, também, a sua limpeza. Por exemplo, os pinos da bateria costumam desenvolver uma película branca ao seu redor, que deverá ser limpa para manter a qualidade destas peças.
Quanto à verificação pontual da bateria, recomendamos que seja feita, no mínimo, uma vez por ano. Pode recorrer aos serviços profissionais da fix&go para uma avaliação técnica da bateria do seu automóvel.
Estas são algumas das ações que pode tomar para prolongar a bateria do carro. No entanto, caso a bateria já seja muito velha ou já tenha sido exposta a um desgaste elevado, é normal ter cada vez mais problemas com ela, nomeadamente encontrá-la descarregada quando tenta ligar o automóvel.
Para esse cenário, deixamos também em baixo como pode recarregar a bateria do carro em 5 passos simples.
Materiais que vai necessitar: um carro com a bateria descarregada (obviamente), 2 pares de pinças e um carro com a bateria carregada.
Pode pedir a um amigo, vizinho ou só a alguém que esteja a passar na rua. Qualquer carro funciona (partindo do princípio que utiliza uma bateria comum) e não terá qualquer repercussão para essa segunda viatura. Ou seja, o primeiro passo é só arranjar um bom samaritano que com vontade de ajudar.
Este passo pode ser saltado caso possua um carregador de baterias de carros.
As pinças devem ser conectadas a ambas as baterias, ligadas aos pinos. Tenha em atenção que os pólos a que liga a pinça a uma bateria devem corresponder aos mesmos pólos na outra bateria.
Ou seja, quando liga uma pinça ao pólo positivo de uma bateria, a outra pinça desse mesmo cabo deve ligar também ao pólo positivo da outra bateria (e o mesmo para as pinças do pólo negativo).
É este carro que vai dar energia à outra bateria, por isso quando estiver tudo bem conectado, deve ser o primeiro a ser ligado.
Após os passos anteriores, pode tentar ligar o carro com a bateria descarregada. Se não ligar logo, espere mais uns minutos e tente novamente.
Quando conseguir meter o motor a funcionar, pode retirar as pinças, sem desligar o carro.
Depois de ligado, deixe o carro como está durante 20 minutos para a bateria carregar. Após esse período é recomendado que ande um pouco com o carro, para ter a certeza que a bateria recarrega.
Caso continue com problemas na bateria, é recomendado recorrer a um especialista, de modo a que este possa verificar o que está errado com este componente e se é necessário a sua substituição.
Após semanas de aventuras e viagens emocionantes, voltar à rotina diária é uma realidade inevitável. As viagens de férias, especialmente as que envolvem longas distâncias…
A manutenção preventiva é a chave para assegurar que o seu veículo se mantém em ótimas condições durante mais tempo, evitando assim o surgimento de…
Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…
Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…
Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…