Num automóvel os amortecedores têm que função?

Agosto 24, 2022

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera o deterioramento dos pneus, assim como de outras peças mecânicas da viatura.

 

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Mas afinal, o que são amortecedores?

São uma peça mecânica cuja principal função é controlar a distribuição do peso e apoio do carro durante a condução. Num automóvel, os amortecedores contrariam as oscilações das molas, o que garante o contacto correto entre os pneus e o pavimento.

Em diversas situações, como em buracos ou em curvas e travagens, são os responsáveis por manter o equilíbrio do veículo e assim assegurar ao máximo o conforto e segurança do condutor.

Como funcionam os amortecedores?

Como o próprio nome indica, num automóvel os amortecedores absorvem e amortecem os impactos e oscilações causados na direção e nas rodas. Ao contrariar as oscilações das molas, os amortecedores diminuem o impacto de possíveis danos a peças do veículo envolvidas na direção. Isto acontece através da conversão da energia cinética do choque noutra forma de energia dissipável, como por exemplo o calor.

Por esta razão é que quando num automóvel os amortecedores não estão a funcionar corretamente, existe uma degradação maior ou mais acelerada nos pneus e outras peças mecânicas do veículo.

 

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Tipos de amortecedores

Num automóvel, os amortecedores podem ser de dois tipos, hidráulicos ou a gás/ pressurizados.

Os amortecedores hidráulicos são os mais utilizados na indústria automóvel e são normalmente encontrados na generalidade dos veículos.

Os amortecedores a gás ou pressurizados são uma tecnologia mais cara, por isso só costumam estar presentes em automóveis de gamas mais altas.

Quanto ao material por que é composto, o tipo mais comum é o amortecedor de borracha. Num automóvel, o amortecedor de borracha apresenta uma elasticidade elevada e durável, com grande eficácia no amortecimento. A borracha consegue com maior facilidade satisfazer os requisitos de rigidez e resistência exigidos para realizar a absorção de impactos e oscilações.

O que acontece quando os amortecedores estão em mau estado?

Como já referimos anteriormente, num automóvel os amortecedores em más condições vão afetar diretamente outros componentes da viatura. Se os amortecedores da sua viatura estiverem a funcionar incorretamente, é normal verificar pelo menos um destes problemas:

  • Desgaste de outras peças da viatura, como as molas de suspensão, as juntas universais, o diferencial, os casquilhos ou a barra estabilizadora, entre outras.
  • Acelerada deterioração dos pneus: quando o contacto dos pneus com a estrada não está a ser devidamente controlado é natural que exista um desgaste anormal, o que obrigará a sua substituição precoce.  
  • Instabilidade na condução, viatura instável ao curvar ou sempre que passa em alguma irregularidade da estrada

Portanto, se reparar em algum destes sinais no seu carro, o problema pode ter a origem explicada – mas o melhor é sempre recorrer a especialistas que podem analisar a situação com mais detalhe.

 

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Que riscos existem ao conduzir com amortecedores gastos ou deteriorados?

Para além dos problemas mecânicos que podem causar quando gastos, reduzem também a eficácia de travagem, aumentam o risco de aquaplaning, reduzem o controlo em curva, aumentam o cansaço do condutor e o desconforto geral dos passageiros – pois a condução não é tão fluida e natural.

Num automóvel, os amortecedores devem estar funcionais de modo a evitar qualquer um destes perigos para a segurança do condutor e respetivos passageiros.

 

Quando é que devo substituir os amortecedores do carro?

Num automóvel, os amortecedores devem ser mudados a cada 80.000 km. Isto é uma estimativa recomendada, claro. Se suspeitar da existência de desgaste ou dano nos amortecedores, nos pneus ou outras peças mecânicas do veículo, consulte um especialista da fix&go para realizar um diagnóstico à sua viatura. Clique aqui para saber mais sobre o nosso serviço de substituição de amortecedores.

Mais Notícias

9 Dicas Para Uma Condução Mais Económica e Segura

Com a tecnologia a avançar cada vez mais rápido, também os carros são cada vez mais velozes desde o momento que arrancam. Apesar disto parecer…

As Piores Multas de Trânsito

Multas de Trânsito Que Fazem Estragos na Carteira Ninguém gosta de ser multado, ainda mais quando são multas de trânsito. Estas podem representar um peso…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…