Como escolher o óleo mais adequado para o carro

Março 29, 2023

Quando se trata da manutenção do seu carro, a escolha do óleo adequado para o motor é uma das tarefas mais importantes. 

O óleo é responsável por lubrificar as peças móveis do motor, reduzir o desgaste, evitar o sobreaquecimento e aumentar a vida útil do motor. No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, pode ser difícil escolher o óleo certo para o seu carro

Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre os tipos de óleo e ajudá-lo a escolher o óleo mais adequado para o seu carro.

 

óleo carro

 

TIPOS DE ÓLEO DE MOTOR

Um dos primeiros passos para escolher o óleo certo para o seu carro é verificar o manual do proprietário. Este manual geralmente contém informações detalhadas sobre o tipo de óleo recomendado pela marca fabricante. 

O manual do proprietário do veículo também pode fornecer informações sobre a viscosidade e o intervalo de troca de óleo recomendado para o seu carro.

Quanto aos tipos de óleo do motor, existem três tipos principais disponíveis no mercado: óleo mineral, óleo sintético e óleo semissintético. 

 

1. Óleo mineral

O óleo mineral é o tipo mais antigo de óleo para motores e é feito a partir de petróleo bruto. 

Este tipo de óleo é mais adequado para carros mais antigos e não é tão eficiente quanto os outros tipos. É também o mais barato dos três.

 

2. Óleo sintético

O óleo sintético, por outro lado, é feito a partir de produtos químicos e é capaz de durar mais tempo e oferecer melhor desempenho. 

Este tipo de óleo é mais adequado para carros mais modernos e de alta performance. Por estas razões, é o mais caro dos três.

 

3. Óleo semissintético

Já o óleo semissintético é uma mistura de óleo mineral e sintético e oferece uma combinação entre desempenho e preço acessível.

Não dura tanto tempo como o óleo totalmente sintético, mas também é bastante mais barato. Por outro lado, é muito mais eficaz e menos perigoso para o motor do que o óleo mineral.

 

óleo carro

 

ESCOLHA DO ÓLEO IDEAL: FATORES IMPORTANTES

A viscosidade do óleo é um fator importante na escolha do óleo ideal para o seu carro. Refere-se à espessura do óleo e é medida usando uma escala de números e letras. 

Por afetar a capacidade do óleo de lubrificar o motor, é importante escolher um óleo com a viscosidade correta para o seu carro. Utilizar um óleo muito fino pode não proteger adequadamente as peças do motor e um óleo muito grosso pode levar a que o motor seja menos eficiente.

Novamente, o manual do proprietário é a melhor fonte de informações sobre a viscosidade do óleo recomendado para o seu carro.

O intervalo de troca do óleo é outro dos fatores a considerar ao escolher o óleo para o seu carro. Este intervalo consiste no período de tempo entre as trocas de óleo e é geralmente determinado pelo fabricante do carro. 

É importante respeitar o intervalo de troca de óleo recomendado para garantir que o motor do seu carro está sempre protegido.

Caso não encontre essas informações no manual do proprietário do seu veículo, deve pesquisar pelo modelo, ano e motorização da sua viatura para encontrar o tipo de óleo ideal. Ao saber a cavalagem e cilindrada do motor do seu carro, não corre o risco de comprar um óleo que não se adequa.

 

Nas oficinas Fix’n’Go pode sempre contar com os nossos profissionais para verificar o estado do óleo e fazer a respetiva mudança. Faça a sua marcação!

 

Mais Notícias

Como funcionam os radares de velocidade média?

Radares de Velocidade Média: Como Funcionam e o Impacto no Comportamento na Estrada Na era da tecnologia, a segurança rodoviária evoluiu significativamente, e os radares…

Novidades automotivas para 2024

O Futuro da Mobilidade: Tendências e Desafios nos Veículos Automóveis   Estamos numa era de mudança no mundo da mobilidade, impulsionada por inovações tecnológicas e…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…