Pneus em bom estado, condução mais segura

Março 03, 2022

Os pneus são essenciais para deslocar a sua viatura em condições durante as viagens. Por isso, é importante que se encontrem bem adaptados ao veículo, às condições da estrada e ao terreno, como também em bom estado para circular em segurança e sem preocupações.

Quais os principais tipos de pneus?

Existem diferentes tipos de pneus, adequados para diversos usos e condições relacionadas com clima ou de terreno:

Primeiro, os pneus de verão contém um composto de borracha e demarcam-se pela sua aderência em piso seco e em piso molhado. Segundo, os pneus de inverno são adequados para estradas cobertas de neve e gelo. Por consequência, têm uma forte aderência a pisos molhados em climas frios;

No caso de possuir uma viatura 4×4, os pneus devem ter uma melhor tração nos terrenos mais acidentados e difíceis.

Trocar pneus - aconselhe-se com um profissional da fix&go

Como realizar a revisão dos pneus em casa?

Para manter os seus pneus em bom estado, deve realizar revisões com alguma frequência. O ideal é fazê-lo uma vez por mês ou antes de realizar uma viagem longa.

O primeiro passo é simples e consiste em verificar a pressão de ar, pelo menos, uma vez por mês. Por outro lado, para analisar o desgaste, pode usar um medidor de profundidade do piso ou através dos indicadores de desgaste do piso. Depois, para inspecionar o desgaste e os danos, os furos ou saliências devem ser verificados no flanco do pneu, ou ainda, se o piso tem um desgaste uniforme. Em consequência, deve estar atento a eventuais alterações no comportamento do pneu ou da sua direção.

Quais as razões para mudar os seus pneus?

  • No caso de ter um pneu furado, este deve ser inspecionado por um profissional para verificar se o furo é ou não reparável e decidir se é necessário proceder à sua substituição. Um dano na lateral do pneu (parede) nunca deverá ser reparado, devido aos danos na estrutura do mesmo;
  • Se atingiu o limite de desgaste legal, deve também proceder à sua substituição. Segundo o código da estrada, “o limite de desgaste de 1,6 milímetros (situado entre os sulcos do piso do pneu) indica a altura mínima de borracha permitida” e “a diferença entre a profundidade das ranhuras principais dos dois pneus montados no mesmo eixo não deve ultrapassar os 5 milímetros”;
  • Caso se apresentem com sinais de envelhecimento;
  • Por vezes, ocorrem situações que podem danificar os pneus, como buracos na estrada ou embates em passeios, e nestes casos é necessário levar a sua viatura para que um profissional possa examiná-la e averiguar quais os danos e, eventualmente, trocá-los;
  • Por último, no caso do seu pneu apresentar um desgaste anormal, um profissional deve verificar qual é o problema e proceder à sua substituição, podendo estar associado a pressões incorretas, desalinhamento de viatura, anomalias associadas a suspensão do veículo, entre outros.

No entanto, mesmo que os pneus não necessitem de ser trocados, é necessário estar atento ao estado em que se encontram e ter em consideração os fatores que podem agravar o desgaste: condições climatéricas, condições de armazenamento e utilização, carga, velocidade, pressão de enchimento ou manutenção.

Trocar pneus - aconselhe-se com um profissional da fix&go.

Como proceder à troca de pneus?

A troca de pneus deve ser feita com quatro pneus simultaneamente ou então dois a dois. Isto caso se posicionem no mesmo eixo, sejam da mesma marca, contenham o mesmo piso, as mesmas dimensões e o mesmo índice (de carga e velocidade). Deve privilegiar as dimensões aprovadas e colocar os pneus mais novos (com algumas exceções) no eixo traseiro para limitar perdas de aderência.

Como fazer a substituição sozinho/a?

Para substituir um pneu é aconselhada a ajuda de um profissional, de forma a garantir que a substituição seja realizada em segurança. No entanto, pode preferir trocar o pneu sozinho, principalmente no caso de estar em viagem e não conseguir obter rapidamente ajuda.

Primeiro, antes de começar, deve verificar se o seu veículo se encontra num local seguro, plano e que não interfere no trânsito. Depois, deve confirmar se possui todos os materiais para que possa proceder à substituição, nomeadamente a existência de um pneu sobresselente. Deve também ler o manual do veículo onde constam todas as informações importantes sobre a marca, o modelo, as ferramentas e a colocação do macaco.

Antes de iniciar a substituição do pneu, deve:

  • Não ter passageiros no interior do veículo;
  • Desligar o motor;
  • Ter as luzes de emergência acesas;
  • Travão de mão acionado;
  • Estar na primeira velocidade/ mudança.

Para sua segurança, coloque também um objeto como uma pedra grande ou um tronco na roda diagonalmente oposta ao pneu que será substituído.

Trocar pneus - aconselhe-se com um profissional da fix&go.

Depois de asseguradas estas condições, deve procurar o pneu sobressalente e mantê-lo perto de si. Nesta altura, pode elevar o carro com auxílio do macaco, até que este esteja afastado do chão e retire todas as porcas/ pernos. Por fim, para colocar o novo pneu, só precisa de inverter estes passos.

Em algumas viaturas recentes, a roda de substituição foi substituída pelo kit de enchimento, que permite a deslocação até à oficina mais próxima.

Porque é que um aconselhamento profissional para o seu carro é tão importante?

A alteração da dimensão do equipamento de origem de uma viatura poderá provocar problemas de segurança e de rendimento no pneu e até danos no motor da viatura.

Por isso, os nossos técnicos especializados poderão aconselhá-lo corretamente na troca de pneus. Avaliam o seu automóvel, o tipo de percurso que efetua, a carga transportada e qual o pneu mais adequado para si.

Verifique regularmente o estado dos seus pneus e assegure a sua segurança na estrada com o nosso serviço de troca de pneus.

Mais Notícias

9 Dicas Para Uma Condução Mais Económica e Segura

Com a tecnologia a avançar cada vez mais rápido, também os carros são cada vez mais velozes desde o momento que arrancam. Apesar disto parecer…

As Piores Multas de Trânsito

Multas de Trânsito Que Fazem Estragos na Carteira Ninguém gosta de ser multado, ainda mais quando são multas de trânsito. Estas podem representar um peso…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…