Motor: quais as piores avarias?

Outubro 12, 2022

 

“Ah, isso de certeza que é alguma avaria no motor”: a frase que ninguém quer ouvir, e que pode ter mais implicações do que inicialmente pensamos. 

Conheça as piores avarias que o motor do seu carro pode sofrer, e evite a todo o custo que estas aconteçam.

 

MOTOR GRIPADO

A famosa “rainha das avarias”, muito por culpa de ser normalmente detetada já numa fase tardia. 

Exclusiva dos automóveis com motor de combustão, esta avaria verifica-se quando pelo menos duas peças — uma móvel e outra fixa — se fundem e impedem o funcionamento de toda a engrenagem. 

O motor gripado resulta sobretudo de uma falha de óleo, mas pode também ter origem num sistema de refrigeração danificado e que já não permite refrear a temperatura do motor.

 

 

CORREIA DE DISTRIBUIÇÃO PARTIDA

Possivelmente uma das componentes mais importantes do motor do seu carro, a correia de distribuição tem como principal tarefa a sincronização e o bom funcionamento dos êmbolos, das válvulas e, por vezes, da bomba de água.

Por ter uma duração limitada, é importante efetuar a sua troca quando necessário (quilómetros ou tempo desde a ultima montagem, consoante as marcas), ou corre-se o risco de partir a correia e de todo o desempenho do motor ficar afetado.

Quando trocar a correia de distribuição, mudar a bomba de água, o tensor e a correia de acessórios poderá também ser uma boa ideia para poupar a longo prazo, tendo em conta que este é um serviço que obriga a retirar muito material ao substituir e estas peças estão muito próximas umas das outras.

 

EIXO DE TRANSMISSÃO DANIFICADO

Uma das peças mais fulcrais para que o seu carro consiga circular. O eixo de transmissão é responsável por passar o binário para o cubo de roda, pelo que uma avaria pode ser fatal e originar acidentes graves.

Na origem desta avaria está uma lubrificação defeituosa, ou falta dela, que acelera o desgaste das peças. Para evitar males maiores, deve ter em conta certos sintomas, como barulhos no volante e na alavanca das mudanças.

 

 

JUNTA DA CABEÇA QUEIMADA

Posicionada entre os cilindros do motor, a junta da cabeça faz a ligação do bloco à cabeça do motor e evita que a água se mantenha afastada do óleo e não invada o circuito de lubrificação.

A junta da cabeça corre o risco de queimar quando falta água ou líquido de refrigeração no sistema. Em alguns casos pode ter água, mas não circular por algum motivo, por exemplo problemas com bomba de água, termostato ou radiadores (arrefecimento de motor ou de sofagem). Deve prestar atenção regularmente aos níveis do radiador, pois é muito comum haver perdas quer pelos tubos, que se ressentem com a idade, frio e calor, quer pelas relas do motor. 

Caso sinta um cheiro metálico queimado e fumo branco a sair pelo escape, é sinal de que a junta queimou e que não deve mexer mais no seu carro. Na sequência desta avaria está normalmente um motor gripado.

 

CENTRALINA DO MOTOR AVARIADA

A centralina é uma componente eletrónica do motor que, por ser tão importante, também pode representar muitas chatices. A sua função passa por receber informações de todas as partes mecânicas do seu carro e distribuí-las de modo que o veículo funcione na sua plenitude. 

Uma centralina do motor avariada representa uma espécie de morte de um carro, que só voltará à vida depois de ser reprogramada ou substituída.

Mais uma vez, faça de tudo para que esta avaria não aconteça.

 

Mais Notícias

Mecânica é connosco

Serviços Mecânica Fix&Go Quando pensamos em oficina, imediatamente ocorre-nos a palavra “Mecânica”, ou “mecânicos”, os profissionais em si da área. Essa associação, apesar de redutora,…

O Custo da Mobilidade Elétrica em Portugal

O Custo da Mobilidade Elétrica em Portugal: Uma Análise Detalhada No final de 2021, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) trouxe à tona uma…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…