Embraiagem – assegure o seu bom funcionamento

Abril 01, 2022

A embraiagem é fundamental para que possa começar a movimentar a sua viatura. É este sistema que garante uma condução mais segura e fácil, bem como a alternância entre as diferentes mudanças de velocidade. Os automóveis com caixa de velocidades manual possuem 3 pedais, o acelerador, o travão e a embraiagem, devendo o condutor saber quando pode – e deve – utilizar o sistema de transmissão a fim de fazer chegar até às rodas do veículo toda a potência do motor.

 

Embraiagem - cuidados a ter

Qual é a importância da embraiagem?

Este sistema é responsável por transmitir a rotação do volante do motor até às engrenagens da caixa de velocidades e faz a ligação entre o motor e a caixa de velocidades da viatura. Desta forma, dada a sua elevada utilização, esta é uma das peças que sofre mais desgaste no veículo.

Como funciona a embraiagem?

Transmite a rotação do volante do motor até à caixa de velocidades da viatura, permitindo assim a multiplicação dessa mesma rotação através da mudança escolhida para o diferencial. A transmissão entre o volante e a caixa de velocidades ocorre devido à pressão do disco de embraiagem contra o volante do motor, sendo ainda o disco comprimido contra o volante consoante o prato de pressão.

Através da pressão do pedal da embraiagem, este sistema de pressão que pode ser composto por molas ou por outra mecanismo, irá abrandar a pressão do prato, eliminando o contacto do disco com o volante e, consequentemente, suspender a transmissão da força para a caixa de velocidades.

Quais os principais cuidados que deve ter?

Para assegurar a maior longevidade neste sistema, deve seguir algumas recomendações:

  • confirme, antes de ligar a viatura, que esta se encontra em ponto morto, pois deve pisar o pedal apenas quando colocar a primeira velocidade e retirar posteriormente enquanto acelera progressivamente;
  • sempre que possível evite conduzir com o pé no pedal da embraiagem, utilizando-o apenas quando trocar de velocidade e não como recurso à condução, visto que pode ter consequências negativas para a segurança do automóvel bem como para o sistema de transmissão;
  • ao reduzir a velocidade, deve observar a sua regressão no velocímetro e só aí deve reduzir também a mudança;
  • ao acelerar, utilize a embraiagem apenas no momento em que proceder à troca da velocidade;
  • quando desligar o seu veículo, certifique-se que nenhuma mudança se encontra engatada, ou seja, que este se encontra em ponto morto até desligar a viatura, posteriormente acione o travão de mão;
  • pise o pedal da embraiagem até ao fundo;
  • não use este pedal como apoio para o pé esquerdo durante a condução;
  • não arranque em segunda;
  • respeite os limites de carga do veículo.

 

Embraiagem - cuidados a ter

Quais os problemas mais comuns?

Se sentir que o seu veículo salta para a frente, pode ser sinal de que os discos de fricção forma deformados devido ao excesso de aquecimento, devendo por isso levar o seu veículo a uma oficina de forma a perceber se é, de facto, este o problema ou se este indício está relacionado com outra questão.

No caso de existir ruído quer na caixa de velocidade quer nos diferenciais, isso pode acontecer devido a falta de óleo da caixa ou também por causa de engrenagens gastas ou em mau estado.

Quais os indícios e os problemas de uma embraiagem gasta?

Um dos principais indícios de que a embraiagem do seu veículo está gasta é o facto de esta se encontrar escorregadia, o que acontece quando o motor é acelerado excessivamente e o carro não funciona ou então quando a velocidade da embraiagem é muito inferior à do motor. Caso isto aconteça, é geralmente sinal de que o disco de fricção se encontra gasto, pelo que deve ser substituído. 

No caso de o pedal estar rijo, isso pode dever-se a dois fatores: uma falha no seletor, que pode ser resolvida através da lubrificação ou limpeza dessa peça ou pode ainda dever-se ao desgaste excessivo do disco da embraiagem, sendo necessário substituí-lo.

Outro indício de que alguma peça deste sistema pode precisar de ser substituída é o cheiro a queimado que se pode fazer sentir quando esta é acionada.

Quando deve substituir a sua embraiagem?

Não existem datas fixas para proceder à substituição do sistema de embraiagem, dependendo a sua manutenção do uso dado ao veículo e também dos hábitos de condução. Regra geral, deve substituir este sistema a cada 150.000 km ou então no caso de sentir algum dos indícios de desgaste mencionados acima.

No entanto, sempre que efetua a revisão do seu automóvel deve lembrar-se de verificar também este sistema e estar atento aos pequenos pormenores para que possa manter todas as peças e sistemas em boas condições, garantindo a segurança na condução.

 

Embraiagem - cuidados a ter

Quais são os perigos de conduzir com uma embraiagem gasta?

Ao detetar os indícios indicados acima deve dirigir-se à oficina para que possa arranjar ou substituir as peças necessárias, pois, caso prolongue a situação pode acabar por danificar outras peças, aumentando ainda mais o prejuízo.

Importa ainda reforçar que, ainda que alguns danos neste sistema possam ser causados pelo terreno e pelas condições de estrada por onde passa o com o seu veículo, a verdade é que, na sua grande maioria, as avarias são causadas pelo uso inadequado da embraiagem, devendo por isso assegurar que os hábitos de condução são os mais adequados.

 

Se necessitar de reparar ou substituir a embraiagem da sua viatura, pode contar com os profissionais da fix&go para lhe resolverem o problema da forma mais eficiente possível. Clique aqui para saber mais sobre o serviço de reparação de embraiagem que disponibilizamos em qualquer uma das nossas oficinas.

 

Mais Notícias

9 Dicas Para Uma Condução Mais Económica e Segura

Com a tecnologia a avançar cada vez mais rápido, também os carros são cada vez mais velozes desde o momento que arrancam. Apesar disto parecer…

As Piores Multas de Trânsito

Multas de Trânsito Que Fazem Estragos na Carteira Ninguém gosta de ser multado, ainda mais quando são multas de trânsito. Estas podem representar um peso…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…