Condução económica: regras de ouro

Fevereiro 15, 2023

O estilo de condução varia muito de automóvel para automóvel, de condutor para condutor e também de acordo com a experiência e anos de estrada que cada um tem.

Contudo, especialmente numa altura em que os preços dos combustíveis em Portugal se mantêm bastante elevados, é natural que uma grande parte da população procure adotar uma condução mais económica, eficiente e até mesmo ecológica. 

A eco-condução reúne estas três condições. Este estilo de condução permite otimizar o funcionamento dos veículos em termos de consumos de combustível, de desgaste mecânico e de emissão de gases (CO2) e outros poluentes.

Para se adotar estes hábitos e técnicas de condução, deve-se ter em conta as atuais tecnologias dos automóveis, mas também uma postura adequada face à estrada, às suas limitações e às características da sua viatura. 

Só assim poderá poupar a carteira e o ambiente todos os dias, bem como garantir um maior conforto e uma maior segurança rodoviária para si, para os ocupantes do seu veículo e para os restantes condutores.

Descubra ao longo deste artigo as principais regras de ouro para uma condução económica, mas também eficiente e ecológica.

 

pressão dos pneus

 

1. VERIFIQUE A PRESSÃO DOS PNEUS REGULARMENTE

A verificação regular da pressão dos pneus é fundamental para garantir uma condução segura e eficiente. Pneus com pressão insuficiente consomem mais combustível, além de serem mais propensos a sofrer danos. 

A pressão correta dos pneus também melhora a aderência à estrada, o que pode evitar acidentes. Por isso, é recomendável verificar a pressão dos pneus a cada duas semanas ou antes de realizar uma viagem longa. 

Além disso, é igualmente importante que siga as recomendações do fabricante do seu automóvel quanto à pressão correta dos pneus.

 

2. EVITE ACELERAR BRUSCAMENTE E TRAVAR REPENTINAMENTE 

É outra das regras de ouro se quiser adotar uma condução económica, eficiente e segura. Acelerações e travagens bruscas resultam em maiores consumos de combustível e podem prejudicar a segurança do seu veículo, aumentando o risco de acidentes.

Além disso, essas manobras tornam-se desconfortáveis para quem vai consigo no carro e podem colocar os outros condutores em perigo. O nosso conselho é que acelere e trave de forma gradual, mantendo sempre a devida distância de segurança para o veículo da frente.

Seguir esta regra é meio caminho andado para aumentar a eficiência do seu veículo, garantir uma condução mais suave e segura e ajudar a preservar o meio ambiente.

 

condução

 

3. MANTENHA UMA VELOCIDADE CONSTANTE

Circular a uma velocidade constante na estrada ajuda a reduzir a fadiga do motor e dos pneus, prolongando sua vida útil. Pode também poupar até 15% de combustível se conduzir a 80 km/h, em vez de 100 km/h.

Ao manter uma velocidade constante, a sua condução torna-se mais segura para todos, por ajudar a melhorar a previsibilidade do seu veículo para os outros condutores.

É imprescindível que respeite os limites de velocidade estabelecidos e adapte a velocidade às condições da estrada e às condições climatéricas (chuva, vento, neve, etc.).

 

4. DESLIGUE O MOTOR POR MAIS CURTA QUE SEJA A PARAGEM 

Quando o motor está ligado, está a consumir combustível mesmo que o veículo não esteja em movimento. Em paragens mais curtas, como nos semáforos ou no trânsito, é por isso aconselhável desligar o motor. 

Desta forma, pode poupar mais algum combustível, além de reduzir o ruído e a poluição sonora. No entanto, é importante ter sempre em conta a segurança do veículo e das pessoas.

A nossa recomendação é que mantenha o motor ligado em situações como trajetos longos ou em subidas íngremes, onde é necessário uma maior potência para vencer a inclinação.

 

mudanças

 

5. UTILIZE A CAIXA DE VELOCIDADES CORRETAMENTE

O uso adequado da caixa de velocidades pode ajudar a melhorar a condução económica de um veículo.

Para tal, utilize a relação de caixa de velocidades mais alta possível. Uma mudança alta significa uma rotação mais baixa, o que resulta num menor consumo de combustível. 

O nosso conselho é que engrene as mudanças dentro do espaço de binário ótimo, e só excecionalmente próximo da potência máxima, mantendo-se assim o regime de rotações na Zona Ótima da curva de binário disponível.

Recordamos que cada veículo é diferente e que deve por isso seguir as recomendações do manual do mesmo para garantir uma maior eficiência e segurança.

 

6. DÊ UM USO INTELIGENTE AO AR CONDICIONADO

Utilizar o ar condicionado apenas quando é mesmo necessário é outra forma de poupar combustível e de ajudar a preservar o meio ambiente. O uso do ar condicionado exige maiores gastos de energia por parte do motor, o que resulta num aumento dos consumos de combustível. 

Este sistema pode consumir até meio litro de combustível por hora e, no início de cada viagem, pode representar um aumento do consumo de cerca de 10%.

Nos dias mais quentes, regule a temperatura do ar condicionado para níveis confortáveis e desligue-o ou reduza a potência quando considerar que já não faz mais diferença.

Tenha sempre em atenção as condições do sistema de ar condicionado do seu automóvel, para que o funcionamento se mantenha com o máximo de eficiência.

 

7. FAÇA UMA BOA GESTÃO DAS ROTAS

A nossa última dica para adotar uma condução económica é que gira de forma inteligente as suas rotas. Isto significa planear com antecedência o trajeto mais curto e rápido até ao destino pretendido, evitando congestionamentos e ruas com trânsito intenso.

Ao fazer esta planificação, consegue reduzir o tempo gasto na estrada e o consumo de combustível, além de tornar a condução bem mais agradável.

Deve também estar atento às condições das estradas, incluindo obras, acidentes e condições climáticas adversas, e alterar a sua rota caso seja necessário.

Utilizar sistemas de navegação GPS e aplicações de trânsito também pode ser útil na gestão das rotas, pois dão-lhe informações em tempo real sobre as condições da estrada e ainda sugerem rotas alternativas.

 

Mais Notícias

Mecânica é connosco

Serviços Mecânica Fix&Go Quando pensamos em oficina, imediatamente ocorre-nos a palavra “Mecânica”, ou “mecânicos”, os profissionais em si da área. Essa associação, apesar de redutora,…

O Custo da Mobilidade Elétrica em Portugal

O Custo da Mobilidade Elétrica em Portugal: Uma Análise Detalhada No final de 2021, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) trouxe à tona uma…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…