Ar condicionado – Tudo o que precisa saber

Maio 16, 2022

O ar condicionado assume um papel fundamental no que diz respeito à regulação da temperatura, seja verão ou inverno. Nos dias quentes, ajuda a combater as altas temperaturas sentidas no exterior, e quando faz frio, é essencial para eliminar a condensação dos vidros. Contudo, seja qual for o clima ou a estação do ano, há cuidados que deve manter para assegurar o bom funcionamento do sistema da sua viatura.

 

Ar condicionado - tudo o que precisa de saber

Qual a importância do ar condicionado para si e para a sua viatura?

A utilização do ar condicionado pode ser essencial para assegurar a visibilidade durante a condução no inverno, contribuindo para o aumento da segurança do condutor. Assim, qualquer falha neste sistema possa colocar em risco a sua segurança e a de terceiros.

Por outro lado, este sistema contribui ainda para o bem-estar do condutor, combatendo, entre outras, a sua fadiga ao volante e permite controlar a temperatura e a humidade dentro da viatura.

 

Como funciona o ar condicionado do seu veículo?

Este sistema funciona da mesma forma que o frigorífico, por exemplo. Ou seja, o ar circula dentro de um circuito fechado, sendo pressurizado por um compressor que eleva a sua temperatura. Posteriormente passa por um radiador, no qual rejeita o calor e se condensa, tornando-o líquido que passa pela válvula de expansão e reduz a pressão e a temperatura do fluído. 

 

Ar condicionado - tudo o que precisa de saber

Como fazer a manutenção do ar condicionado?

A manutenção deste sistema é essencial para evitar determinados problemas que podem surgir na sua viatura como:

  • tensões na correia de transmissão;
  • fluxo de ar bloqueado;
  • barulhos ao acionar este sistema;
  • fuga do líquido anticongelante nos compressores, mangueiras, tubos ou acessórios.

Contudo, é necessário saber como pode proceder à manutenção deste sistema. 

Para que possa assegurar o bom funcionamento do seu sistema de ar condicionado, deve dar especial atenção a dois componentes bastante importantes: o filtro do habitáculo e as condutas do ar condicionado. O filtro pode necessitar de ser substituído com alguma regularidade enquanto as condutas devem ser desinfetadas com bastante frequência. 

Além destes aspetos, deve ainda estar atento a eventuais fugas de gás neste sistema, pois podem ser sinal de um rompimento nos tubos, sendo necessária uma ida à oficina. Contudo, a manutenção do sistema de ar condicionado pode ser bastante simples, encontrando-se os produtos adequados à sua manutenção disponíveis em qualquer loja ou oficina.

A fim de garantir uma manutenção diária, existem alguns procedimentos que pode fazer com frequência:

  • usar o ar condicionado com regularidade todos os dias ou, pelo menos, uma vez por semana, por cerca de 10 minutos para conseguir lubrificar todo o sistema e fazer circular o gás nas tubagens. Mesmo que não utilize a sua viatura para sair, deve ligá-lo;
  • desligar o ar condicionado antes de desligar a viatura;
  • caso o veículo esteja exposto ao sol durante um longo período, não deve ligar o ar condicionado virado para o para-brisas, pois as mudanças de temperatura podem danificar o vidro. Deve abrir todas as janelas para que o calor dentro do carro amenize primeiro e só depois deve acionar o sistema. Desta forma evita choques térmicos que provocam uma demora excessiva na refrigeração do veículo;
  • em dias quentes, nomeadamente se a viatura estiver parada ao sol, deve deixar o ar circular alguns minutos com os vidros abertos, a fim de estabilizar a temperatura, ligando posteriormente o sistema de ar condicionado;
  • faça uma limpeza a cada 6 meses para evitar a acumulação de bactérias, que provocam doenças respiratórias e ainda mau cheiro na sua viatura.

 

Quais os principais sinais de desgaste do seu ar condicionado?

O sistema da sua viatura pode apresentar alguns sinais de desgaste pelo que deve manter-se vigilante.

No caso de sentir um mau odor quando liga o ar condicionado, isso pode ser sinal de que alguma coisa não está bem. Este indício deve-se, geralmente, à má limpeza interna do sistema, pelo que deve deslocar-se a uma oficina para que possa higienizar o sistema.

Se o vapor fica nas janelas, mesmo acionando o ar condicionado, o seu sistema não está a livrar-se da humidade no interior do veículo, pois o ar não se encontra frio o suficiente. Nestes casos, deve deslocar-se a uma oficina, pois o sistema poderá ter uma fuga de gás refrigerante.

Se sente que, mesmo com o acionamento do ar condicionado, a temperatura não baixa o suficiente, o sistema não está a funcionar corretamente. Possivelmente esta falha resulta da falta de fluído refrigerante, recomendando-se uma revisão no sistema.

Por último, se a ventilação do interior do veículo for reduzida, tal pode indicar que o ar não passa corretamente, devendo o filtro ser substituído.

 

Ar condicionado - tudo o que precisa de saber

Como proceder à reparação do ar condicionado?

A inspeção do ar condicionado requer conhecimentos e equipamentos profissionais, pelo que deve recorrer a oficinas certificadas para proceder à inspeção do seu sistema de ar condicionado. Geralmente, esta verificação começa com uma inspeção visual, a fim de analisar se existe algum problema visível, inicia-se com o diagnóstico do compressor do A/C e segue-se a inspeção às condutas. Após esta inspeção, são realizados testes com uma máquina de recarga para verificar se a carga do gás do sistema está adequada. Por último, através do kit de deteção de fugas, verifica-se se o circuito se encontra perfurado ou apresenta vazamentos, procedendo-se à reparação caso seja necessário.

 

 

 

Mais Notícias

9 Dicas Para Uma Condução Mais Económica e Segura

Com a tecnologia a avançar cada vez mais rápido, também os carros são cada vez mais velozes desde o momento que arrancam. Apesar disto parecer…

As Piores Multas de Trânsito

Multas de Trânsito Que Fazem Estragos na Carteira Ninguém gosta de ser multado, ainda mais quando são multas de trânsito. Estas podem representar um peso…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…