Como evitar problemas elétricos no carro

Dezembro 21, 2022

Pelo simples facto de terem uma bateria, todos os carros estão dependentes de um sistema elétrico operacional para funcionarem.

Quer sejam veículos movidos a eletricidade ou não, costumam apresentar mais ou menos problemas elétricos consoante o modelo, o ano de fabrico, a sua utilização e outros fatores.

Para não ter chatices na estrada, saiba quais os principais problemas elétricos que podem afetar o seu carro e o que deve fazer para os evitar.

problemas elétricos

 

PRINCIPAIS PROBLEMAS ELÉTRICOS NO CARRO

Conhecendo os problemas elétricos que o seu carro pode sofrer, torna-se também mais fácil evitá-los e arranjar soluções por sua conta. 

A ordem a seguir apresentada vai dos problemas elétricos mais comuns aos menos comuns que o podem afetar.

 

1. Bateria

Quando se fala em problemas elétricos do carro, o primeiro lugar da lista pertence inevitavelmente à bateria. Responsável por armazenar a energia do carro, se não estiver carregada o carro não vai sequer ligar.

Mas não se preocupe. É bastante simples perceber quando a bateria está com problemas. Se o seu carro não pegar, provavelmente deixou-o demasiado tempo parado ou com uma das luzes internas ligada, o que levou a que ficasse sem bateria.

No entanto, há outras explicações para este problema elétrico. A vida útil de uma bateria normal costuma durar entre 5 e 10 anos, pelo que quando ultrapassa este prazo deve pensar em trocá-la.

Como evitar estes problemas elétricos: Não tenha o carro parado durante muito tempo, de forma a aumentar a longevidade da bateria. 10 a 15 minutos de condução por dia chegam para a manter saudável. Especialmente no inverno, quando as baterias têm tendência para “gripar”, equacione dar uma pequena volta de carro para evitar problemas.

 

2. Alternador

Pela ligação fundamental que tem com a bateria, há praticamente um consenso de que uma falha no alternador é o segundo maior problema elétrico a afetar um carro.

Através de uma correia, o alternador transforma a energia mecânica em elétrica e assim alimenta a bateria sempre que o veículo se move. Quando o alternador está com algum problema, é normal que o sinal da bateria se acenda e deve de imediato fazer uma inspeção técnica ao seu carro.

Como evitar estes problemas elétricos: Não deixe o alternador entrar em contacto com água e não estique demasiado a correia quando realizar inspeções em casa. Além disto, substituir a correia do alternador e respetivo tensor quando necessário pode ajudar a evitar problemas com o alternador.

 

alternador

 

3. Cabos e polos das baterias 

Nem todos os problemas precisam de ser um quebra-cabeças. Alguns podem apenas ser cabos e polos de bateria mal apertados.

Subir rampas ou conduzir estradas em paralelo levam a vibrações que pode considerar insignificantes, mas que por vezes resultam em ligações soltas se as mesmas não estiverem bem apertadas ou concebidas.

Como evitar estes problemas elétricos: Sempre que estiver a fazer a manutenção do carro, não perde nada em confirmar que os cabos e os polos estão bem apertados.

 

4. Motor de arranque

Curiosamente, o motor de arranque tem uma função totalmente oposta ao do alternador: transforma a energia elétrica em energia cinética, capaz de arrancar o veículo. 

Por isso, quando tiver problemas elétricos no carro esta componente pode ser culpada. Para descobrir, basta tentar ligar o veículo e se precisar de dar à chave mais do que uma vez, é porque possivelmente encontrou a causa.

Como evitar estes problemas elétricos: A única forma de prevenir falhas no motor de arranque é fazer manutenções regularmente. Caso este tenha mais de 100 mil quilómetros, o nosso conselho é que deve trocá-lo.

 

motor de arranque

 

5. Injeção eletrónica

Se o seu carro é posterior à década de 1990, é muito provável que tenha injeção eletrónica. Tem portanto um pequeno computador capaz de perceber quando é necessário injetar mais combustível, de forma a que o seu carro continue a circular à mesma velocidade. 

Apesar de permitir poupar bastante combustível, o sistema de injeção eletrónica pode também originar dissabores na estrada por recorrer a sensores. Se o combustível escolhido for de fraca qualidade, a parte elétrica será afetada visto que está interligada aos injetores.

Como evitar estes problemas elétricos: Tome atenção aos consumos de combustível e ao comportamento do seu carro em marcha lenta. Se a luz do motor acender, o problema está muito possivelmente no motor e é recomendável que o resolva com um especialista. Além disso, efetuar a limpeza e calibração dos injetores com relativa regularidade ajuda a manter a saúde do sistema de injeção e a reduzir o consumo de combustível.

 

6. Sistema de iluminação

Quando se trata de identificar os principais problemas elétricos que afetam um carro, o sistema de iluminação é muitas vezes esquecido. 

Contudo, é importante ter em conta que as luzes de travão, os piscas e os faróis mínimos, médios, máximos e até de nevoeiro da frente ou de trás fazem todos parte do sistema de iluminação.

Como evitar estes problemas elétricos: Se não quer correr riscos maiores, é fundamental que faça regularmente a manutenção do seu carro. Deve também evitar ligá-lo com as luzes acesas, uma vez que para acionar o motor a força elétrica é bastante elevada. Caso as luzes estejam ligadas, poderá fundir os faróis.

 

7. Velas de ignição

Se está com problemas elétricos no seu carro, mas não se trata de nenhum dos anteriores, é possível que seja o mau funcionamento das velas de ignição.

Esta componente dos automóveis tem a função de criar uma faísca na câmara de combustão, com capacidade suficiente para incendiar a mistura de ar com combustível.

De forma a receberem a eletricidade necessária para funcionarem corretamente, têm de estar ligadas a uma bobina de ignição através dos cabos das velas.

Como evitar estes problemas elétricos: Deve ter cuidado para não molhar as velas de ignição, para que o motor e o consumo de combustível não saiam prejudicados. Vão acabar por se desgastar com o tempo, mas até lá podem ser bem preservadas. 

 

Mais Notícias

9 Dicas Para Uma Condução Mais Económica e Segura

Com a tecnologia a avançar cada vez mais rápido, também os carros são cada vez mais velozes desde o momento que arrancam. Apesar disto parecer…

As Piores Multas de Trânsito

Multas de Trânsito Que Fazem Estragos na Carteira Ninguém gosta de ser multado, ainda mais quando são multas de trânsito. Estas podem representar um peso…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…