Lâmpadas – a sua importância para uma condução segura

Maio 23, 2022

A iluminação do seu automóvel é essencial para que possa seguir a máxima “ver e ser visto” e conduzir de forma segura, evitando acidentes. Para isto acontecer, é essencial que mantenha as lâmpadas do seu veículo em condições e que esteja alerta para o caso de alguma deixar de funcionar, procedendo imediatamente à sua substituição.

 

Quais as principais lâmpadas no veículo?

São vários os tipos de luzes que compõem o seu veículo, pelo que é necessário saber quais são e para que servem:

  • presença ou mínimos – são utilizadas para assinalar a presença do veículo, bem como a sua largura;
  • cruzamento ou médios – devem ser utilizadas quando conduz à noite, pois servem para iluminar a frente do veículo numa distância de cerca de 30 metros;
  • estrada ou máximos – por serem projetadas a uma distância de 100 metros, estas luzes só devem ser utilizadas em caso de circulação em vias sem iluminação pública e devem ser desligadas durante o cruzamento com outros veículos;
  • de nevoeiro na frente –  esta lâmpada não é obrigatória, pelo que não está presente em todos os modelos. O objetivo é melhorar a visibilidade do motorista em condições atmosféricas de baixa visibilidade;
  • de nevoeiro na retaguarda – tal como a anterior, deve ser usada apenas em casos de baixa visibilidade e serve para deixar o veículo visível para os motoristas que seguem na retaguarda;
  • as luzes de nevoeiro – só devem ser ligadas quando as condições climatéricas, assim o exigem (sob pena de cometer uma infração ao código de estrada punível com coimas);
  • marcha atrás – é automaticamente acionada quando o motorista engata a marcha atrás, desde que o motor esteja ligado indicando a manobra que será realizada. Os veículos podem possuir uma ou duas, sendo que neste último caso, ambas devem funcionar;
  • indicadora de mudança de direção – devem ser acionadas sempre que o motorista pretende mudar de direção e são obrigatórias na frente e na retaguarda;
  • avisadoras de perigo ou “quatro piscas” – são utilizadas em emergências ou perigo e acionam em simultâneo todas as lâmpadas de mudança de direção;

 

Lâmpadas - a sua importância para uma condução segura

Qual a duração de uma lâmpada automóvel?

A vida útil das lâmpadas de cada automóvel varia consoante diferentes fatores. A sua duração pode variar entre 450 e 1000 horas, podendo também durar ainda mais do que esta estimativa. Fatores como a temperatura e o clima podem influenciar a longevidade dos faróis, pois quanto maior for a temperatura à qual a lâmpada se encontra exposta, menor será a sua durabilidade. Para além destes fatores, existe a questão do uso de horas diário, pois quanto mais tempo estas luzes estão ligadas, mais fácil e rapidamente se desgastam.

 

Como garantir o correto funcionamento do sistema de iluminação?

Para conduzir em segurança, é necessário primeiro verificar (para além dos restantes sistemas de segurança ativa e passiva do veículo) a condição das lâmpadas do seu carro.

Antes de uma viagem longa ou percursos extensos, esteja atento:

  • À limpeza dos faróis: a sujidade nos faróis pode afetar a visibilidade, pois impede que a luz emitida pelas lâmpadas percorra uma maior distância;
  • Ao estado das lâmpadas: verifique se todas as lâmpadas funcionam em condições, que não existe nenhum dano e que todas as luzes do carro acendem corretamente.
  • À altura das luzes: é importante ter a altura e inclinação das luzes reguladas, de modo a não encandear outros condutores na estrada. Tenha em atenção que a pressão dos pneus pode alterar a altura das luzes também. Segundo o código da estrada “o feixe de luz deve ser projetado no solo e iluminar 30 metros sem encandeamento”.

 

Lâmpadas - a sua importância para uma condução segura

Pode circular com uma lâmpada fundida ou danificada?

Sim, em ocasiões específicas. Pode circular com uma lâmpada fundida ou danificada desde que cumpra os seguintes requisitos mínimos contemplados no Código da Estrada:

  • dois médios ou um médio do lado esquerdo e dois mínimos para a frente, um indicador de presença no lado esquerdo e uma das luzes de travagem, quando obrigatória à retaguarda.
  • luzes avisadoras de perigo em caso de emergência. Nesta situação, o veículo apenas pode circular  pelo tempo estritamente necessário até um local de paragem ou estacionamento.

Se não cumprir estes requisitos, não pode circular com a viatura e deve consertar a iluminação que está em falha, para não ser multado e não colocar em risco os outros condutores e peões na via pública.

 

Quando deve substituir as lâmpadas da sua viatura?

As lâmpadas de cada veículo devem ser verificadas periodicamente para assegurar o seu bom funcionamento, a fim de evitar o acréscimo de riscos na estrada. Contudo, as lâmpadas podem falhar devido a avarias no sistema elétrico do veículo ou podem também simplesmente estar fundidas, sendo necessário proceder à sua substituição. Quando substitui uma lâmpada deve ainda controlar a correta focagem dos faróis, para que as luzes do seu veículo continuem a iluminar as vias corretamente e sem encandear os condutores que circulam em sentido contrário.

 

Lâmpadas - a sua importância para uma condução segura

Como se procede à substituição das lâmpadas?

A substituição de lâmpadas deve ser realizada com a utilização de luvas evitando o contato direto no vidro da lâmpada, e com precauções para que o processo seja realizado em segurança. Desta forma, deve desligar as luzes do veículo de forma a evitar curto-circuitos e as lâmpadas utilizadas não devem ter danos ou arranhões. Além disso, o farol deve estar completamente frio antes de proceder à substituição das lâmpadas, no entanto, importa ressaltar que, dependendo das lâmpadas, pode não ser aconselhável realizar a troca sozinho, sendo preferível recorrer a profissionais.

 

Substitua as lâmpadas do seu veículo com os nossos profissionais. Clique aqui e conheça mais sobre este serviço das oficinas fix&go.

Mais Notícias

9 Dicas Para Uma Condução Mais Económica e Segura

Com a tecnologia a avançar cada vez mais rápido, também os carros são cada vez mais velozes desde o momento que arrancam. Apesar disto parecer…

As Piores Multas de Trânsito

Multas de Trânsito Que Fazem Estragos na Carteira Ninguém gosta de ser multado, ainda mais quando são multas de trânsito. Estas podem representar um peso…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…