Filtros de óleo – cuidados a ter em conta

Junho 13, 2022

O motor é parte essencial de cada veículo e deve estar sempre bem lubrificado para que possa funcionar corretamente. No entanto, o constante uso do veículo e a consequente utilização do óleo geram partículas que devem ser filtradas com o auxílio dos filtros de óleo.

Para que servem os filtros de óleo?

Os filtros de óleo têm como um dos principais objetivos impedir a circulação de impurezas geradas através da utilização do óleo e também provenientes do exterior no motor da viatura. Ainda que não consiga filtrar as partículas mais pequenas – o que é normal – o filtro impede as partículas maiores de circularem no motor, evitando alguns danos a curto, médio e longo prazo.

Para além desta funcionalidade, os estas peças do seu veículo servem ainda para:

  • Lubrificar e reduzir o atrito entre as peças internas do motor e (caso tenha) do turbo, evitando a passagem de impurezas abrasivas para o circuito de lubrificação. Desta forma, ao reduzir este atrito, o motor diminui ainda o desgaste e aumenta a sua vida útil, não perdendo a potência;
  • Dissipar o calor, evitando temperaturas excessivas;
  • Ajuda a regular a pressão de óleo correta;
  • Garantir o abastecimento ideal do motor. Independentemente das altas temperaturas, a alta densidade de óleo frio mistura-se com o combustível e permite a combustão do motor.

O filtro de óleo é, por isso, bastante importante para a preservação do motor, pelo que a sua condição deve ser verificada a fim de evitar problemas graves no seu veículo. Sempre que necessário deve fazer a substituição do filtro.

Filtros de óleo - cuidados a ter em conta

Quais os tipos de filtros de óleo que existem?

Muitos fabricantes procedem à instalação de filtros de óleo primários, que filtram 100% do óleo do motor, mantendo menores restrições no fluxo. Estes permitem a passagem de algumas partículas por eles, para que, no caso de o óleo engrossar, o motor possa continuar a ser lubrificado sem causar danos graves. Caso este filtro fique entupido, o seu sistema de pressão específico irá redirecionar o óleo para que este possa continuar a chegar ao motor.

Para além destes, são ainda utilizados filtros de óleo secundários – ou de desvio – em alguns casos. Estes agem numa pequena porção de óleo, limpando-o, antes de o redirecionarem para o motor e funcionam de forma independente ao filtro primário, fazendo com que o óleo do motor tenha de ser substituído com menos frequência. 

Semelhantes a estes, existem ainda os filtros convencionais que utilizam membranas básicas de celulose, porém precisam de ser substituídos com mais frequência por filtrarem partículas menores.

Por sua vez, os filtros de óleo de câmara térmica funcionam de duas maneiras: filtram o óleo e removem impurezas e aumentam a sua temperatura de forma a queimar e destruir algumas partículas. Contudo, este trabalho requer energia, pelo que a eficiência do combustível pode diminuir.

Filtros de óleo - cuidados a ter em conta

Quando devem ser trocados?

Atualmente, a opinião da maioria dos especialistas é que os filtros de óleo devem ser mudados sempre que o óleo do motor é substituído, mas tudo depende das características e da utilização de cada viatura. Em alguns casos, nomeadamente no caso de automóveis mais modernos, é usual trocar o óleo a cada 10.000 km para motores a gasolina, enquanto outros de gama alta já possuem um sistema ‘long life’, permitindo uma duração superior. Para motores a diesel, é recomendada a mudança do filtro do óleo a cada 15.000 km.

Muitas vezes é recomendada a mudança do filtro ao mesmo tempo que a mudança do óleo. Contudo, é importante saber que nem sempre é necessário esperar pela mudança de óleo para efetuar esta troca. Nos casos em que o filtro já se encontra obstruído ou em que o veículo é pouco utilizado, quer o óleo quer o filtro devem ser trocados com maior regularidade.

Apesar de ser uma peça relativamente fácil de substituir, é sempre recomendada a troca de filtros de óleo por um profissional, de modo a garantir a segurança e correto funcionamento de todos os componentes do veículo, incluindo a peça recém-substituída.

Quanto custa um filtro de óleo?

Em norma, os filtros de óleo são peças relativamente baratas. Pode encontrar filtros novos por apenas 10€, mas este valor vai sempre depender do tipo de filtro escolhido e da marca/ modelo da sua viatura.

Filtros de óleo - cuidados a ter em conta

Que outros sintomas deve ter em conta para a mudança desta peça?

Além da troca de filtro quando se faz a mudança de óleo, a sua viatura pode apresentar alguns sintomas que deve considerar para verificar se o filtro deve ser mudado. Estes indícios são variados e podem ser causados por excesso ou defeito na pressão ou até pela qualidade do óleo:

  • Dificuldades de arranque (em casos extremos);
  • Fugas de óleo (caso a pressão de óleo seja excessiva);
  • Aumento do consumo de combustível;
  • Ruídos no motor ou no turbo;
  • Arrancar bruscamente ou parar diretamente.

Se o filtro de óleo tiver demasiada sujidade, o fluxo do óleo será menor, o que impede a correta lubrificação do motor do seu automóvel. Em casos mais graves, em que existe o bloqueio total do filtro, será ativada uma válvula de segurança. Neste cenário, o óleo deixa de ser filtrado, aumentando drasticamente o desgaste das peças do motor, e isto pode ter consequências graves para a vida do motor do veículo.

Se o seu veículo apresenta algum destes sintomas, verifique junto de um profissional de uma oficina fix&go qual a origem do problema. Connosco o seu carro estará sempre em boas mãos e nas melhores condições possíveis.

 

Mais Notícias

9 Dicas Para Uma Condução Mais Económica e Segura

Com a tecnologia a avançar cada vez mais rápido, também os carros são cada vez mais velozes desde o momento que arrancam. Apesar disto parecer…

As Piores Multas de Trânsito

Multas de Trânsito Que Fazem Estragos na Carteira Ninguém gosta de ser multado, ainda mais quando são multas de trânsito. Estas podem representar um peso…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…