Como trocar um pneu?

Março 13, 2024

Mudar um Pneu: Guia Passo a Passo

Trocar um pneu pode parecer uma tarefa intimidante, mas com as ferramentas certas e alguns conhecimentos básicos, qualquer um de nós pode ser um “mestre da estrada”. Neste guia passo a passo, vamos detalhar cada etapa do processo.

Por que é importante saber trocar um pneu?

Imagine-se em numa estrada deserta, de noite, quando, de repente, ouve um barulho desagradável. Se não souber trocar o pneu, poderá ficar preso no meio do nada por horas. Além disso, saber trocar um pneu é uma habilidade que pode salvar vidas. Em emergências, é vital que possa agir rapidamente e com segurança.

Passo a passo: Como trocar um pneu?
Passo 1: Ao perceber que um pneu está furado, ligue os 4 piscas e pare o carro numa zona plana. Coloque o carro em primeira e puxe o travão de mão.
Passo 2: Sinalize-se com o colete refletor e triângulo de sinalização, a 30 metros atrás do local onde o seu carro está parado. Procure uma reta e longe do trânsito.

Passo 3: Antes de começar, certifique-se que tem todas ad ferramentas necessárias: Macaco, chave de rodas e o pneu sobressalente.

Passo 4: Com o carro no chão, use a chave de roda para desapertar os parafusos do pneu furado, mas não os remova completamente.

Passo 5: Coloque o macaco no ponto de elevação adequado, conforme indicado no manual do proprietário do veículo.

Passo 6: Levante o veículo: gire o macaco no sentido horário, até que o pneu furado esteja a alguns centímetros do chão (cerca de 15 cm).

Passo 7: Agora que o veículo está levantado, remova os parafusos completamente e, em seguida, retire o pneu furado.

Passo 8: Coloque o pneu sobressalente no lugar do pneu furado e rosqueie os parafusos.

Passo 9: Use a chave de roda para apertar os parafusos o máximo que conseguir, alternando entre eles para garantir uma distribuição uniforme.

Passo 10: Gire o macaco no sentido anti-horário até que o veículo esteja completamente apoiado no chão. Aperte os parafusos novamente: Com o carro no chão, termine de apertar os parafusos com a chave de roda.

Conclusão

É importante lembrar que estas são apenas orientações básicas. Se não se sentir confortável ou seguro, é sempre recomendado chamar um profissional para ajudar. E após a mudança do pneu é recomendável dirigir-se à sua oficina para assegurar a segurança deste processo.

Embora trocar um pneu seja uma habilidade útil, não subestime a importância das oficinas automóveis. Elas são essenciais para manter seu veículo em ótimas condições e garantir a sua segurança nas estradas. Faça visitas regulares para manutenção preventiva e sempre que precisar de assistência.
Se precisar de qualquer assistência adicional, não hesite em contatar qualquer uma das nossas oficinas Fix&Go.

Mais Notícias

Mecânica é connosco

Serviços Mecânica Fix&Go Quando pensamos em oficina, imediatamente ocorre-nos a palavra “Mecânica”, ou “mecânicos”, os profissionais em si da área. Essa associação, apesar de redutora,…

O Custo da Mobilidade Elétrica em Portugal

O Custo da Mobilidade Elétrica em Portugal: Uma Análise Detalhada No final de 2021, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) trouxe à tona uma…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…