Como manter as escovas limpa-vidros em bom estado

Fevereiro 27, 2023

As escovas limpa-vidros são uma componente essencial de qualquer automóvel, uma vez que garantem ao condutor mais visibilidade nas diferentes condições meteorológicas. 

No entanto, quando não é feita uma manutenção regular desta componente do automóvel, o seu desempenho torna-se pior e a sua condução pode ficar afetada. 

Neste artigo, damos a conhecer algumas dicas para manter as suas escovas limpa-vidros sempre em boas condições, de forma a assegurar que tem uma visão clara da estrada à sua frente.

limpa-vidros

 

1. LIMPE REGULARMENTE AS ESCOVAS LIMPA-VIDROS

Com o passar do tempo, o pó e a sujidade vão-se acumulando nas escovas limpa-vidros do seu automóvel, o que reduz a sua eficácia. 

Por isso, é essencial que as limpe regularmente para garantir que estão livres de resíduos. Pode usar um pano húmido ou uma esponja para limpar suavemente as escovas, com todo o cuidado para não as danificar.

 

2. SUBSTITUIR AS ESCOVAS LIMPA-VIDROS GASTAS

Como qualquer outra parte do seu carro, as escovas limpa-vidros acabam por se desgastar com o tempo. Se notar que já não limpam adequadamente ou que estão a deixar marcas, é altura de as substituir. 

O recomendado é que proceda à substituição das escovas anualmente, para garantir que estão sempre a funcionar de forma correta. 

limpa-vidros

 

3. EVITE UTILIZAR AS ESCOVAS LIMPA-VIDROS NUM PARA-BRISAS SECO

A sua utilização num para-brisas seco pode causar o seu desgaste mais rápido e acentuado.

Se estiver a conduzir com um clima mais seco, é melhor usar o seu líquido de lavagem do para-brisas para o molhar antes de usar as escovas para que no caso de existirem pós e sujidades não exista desgaste das escovas e riscos no para-brisas.

 

4. EVITE EXPOR AS SUAS ESCOVAS LIMPA-VIDROS A TEMPERATURAS EXTREMAS

A exposição a temperaturas extremas, nos dias quentes de verão ou nas noites geladas de inverno, pode causar uma deterioração mais rápida das suas escovas limpa-vidros. 

Se possível, estacione o seu carro num lugar com sombra, mais resguardado, ou numa garagem para as proteger destas condições meteorológicas.

escovas limpa-vidros

 

5. NÃO UTILIZE AS SUAS ESCOVAS LIMPA-VIDROS NUM PARA-BRISAS GELADO

Se o seu para-brisas estiver coberto de gelo, evite usar as suas escovas para o remover. Ao fazê-lo, pode estragar as escovas e ainda riscar o para-brisas. 

Como alternativa, utilize um raspador de gelo próprio para o seu automóvel para o retirar do vidro com segurança.

 

6. UTILIZE AS ESCOVAS LIMPA-VIDROS DE FORMA CUIDADOSA

As escovas são concebidas para serem flexíveis, de modo a assegurar que contornam a forma do para-brisas. No entanto, se forçar demasiado as escovas do seu carro pode causar o seu desalinhamento ou até mesmo parti-las. 

O nosso conselho é que evite fazer movimentos bruscos quando as utilizar. 

 

Mais Notícias

9 Dicas Para Uma Condução Mais Económica e Segura

Com a tecnologia a avançar cada vez mais rápido, também os carros são cada vez mais velozes desde o momento que arrancam. Apesar disto parecer…

As Piores Multas de Trânsito

Multas de Trânsito Que Fazem Estragos na Carteira Ninguém gosta de ser multado, ainda mais quando são multas de trânsito. Estas podem representar um peso…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…