Como limpar o carro corretamente

Setembro 26, 2022

Quem não gosta de ver o carro a brilhar? Há poucas coisas mais satisfatórias e relaxantes que limpar o nosso carro, especialmente depois das férias e de umas quantas idas à praia.

Contudo, pode tornar-se numa dor de cabeça quando não verifica grandes resultados após a lavagem do seu carro. Isto pode acontecer por não estar a usar os produtos mais adequados, mas também por saltar alguns passos fundamentais.

Saiba como limpar o carro corretamente (interior e exterior), de forma a aproveitar o brilho e o aroma perfumado por mais tempo.

limpar o carro

 

COMO LIMPAR O CARRO: EXTERIOR

 

  1. Lave primeiro as jantes 

Deve começar sempre a limpar o carro pelas jantes, de forma a não salpicar a carroçaria do carro já lavada.

Para este efeito, utilize um líquido desengordurante que tire a gordura e óleo dos travões e, de seguida, esfregue as jantes com uma escova e sabão.

  1. Inicie a lavagem da carroçaria pelo tejadilho

Passando à lavagem da carroçaria, esta deve ser iniciada pela parte mais alta do carro: o tejadilho.

Depois de lavar todo o carro com água, para retirar a sujidade mais superficial, molhe o seu pano de microfibras com água quente e sabão automóvel. A água quente permitirá remover mais facilmente certos dejetos de animais presentes na pintura.

  1. Não utilize detergente e panos simples

Evite ao máximo a utilização de detergentes de cozinha ou produtos semelhantes para limpar o carro. Poderão danificar a pintura por serem altamente corrosivos.

Deve também optar sempre por panos de microfibras, por serem mais suaves e manuseáveis, em vez de panos simples de cozinha ou do pó.

  1. Retire todo o sabão

Depois de ter passado o sabão, e esfregado a carroçaria com movimentos circulares, é altura de o retirar com recurso a água fria ou a temperatura ambiente. 

É importante que o sítio escolhido para limpar o carro não seja ao sol, para a carroçaria não ficar manchada. Para absorver o excesso de água, opte sempre por deixar uma toalha de microfibras sobre a carroçaria.

 

limpar o carro

 

COMO LIMPAR O CARRO: INTERIOR

 

  1. Livre-se do “lixo” do carro

Talões, tickets de estacionamento, garrafas de água, etc. Tudo o que é lixo e outros objetos desnecessários podem ser deitados fora ou guardados noutro local. Vai facilitar, e muito, todo o processo para limpar corretamente o interior do seu carro.

  1. Limpe o tablier e consola central

Comece por limpar a consola central, a zona superior do tablier e as portas. Mais uma vez, utilize um pano de microfibras, para remover uma maior quantidade de sujidade e poder chegar a recantos mais complicados.

  1. Limpe os estofos e tapetes

Chegou a vez dos estofos. Por acumularem muito pó e sujidade, deve aspirá-los com particular atenção pelas zonas das costuras e limpá-los com um líquido próprio para estofos de tecido ou de pele.

Logicamente, a seguir aos estofos deve limpar os tapetes. É possivelmente o local do carro que acumula mais lixo (areia, terra, migalhas). O nosso conselho é que, semanalmente, sacuda os tapetes do seu carro.

  1. Limpe o porta-bagagens

Não se esqueça do porta-bagagens. Pode não utilizá-lo diariamente, mas é por onde passam a maior parte dos objetos mais sujos (bicicletas, malas de viagem, chapéus de sol, etc.). Deixe bem aspiradinho, para terminar de limpar o carro em beleza.

 

Tudo pronto para ver o seu carro a brilhar? Se preferir, pode sempre contar connosco para a lavagem automóvel.

 

Mais Notícias

9 Dicas Para Uma Condução Mais Económica e Segura

Com a tecnologia a avançar cada vez mais rápido, também os carros são cada vez mais velozes desde o momento que arrancam. Apesar disto parecer…

As Piores Multas de Trânsito

Multas de Trânsito Que Fazem Estragos na Carteira Ninguém gosta de ser multado, ainda mais quando são multas de trânsito. Estas podem representar um peso…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…