Como limpar o carro corretamente

Setembro 26, 2022

Quem não gosta de ver o carro a brilhar? Há poucas coisas mais satisfatórias e relaxantes que limpar o nosso carro, especialmente depois das férias e de umas quantas idas à praia.

Contudo, pode tornar-se numa dor de cabeça quando não verifica grandes resultados após a lavagem do seu carro. Isto pode acontecer por não estar a usar os produtos mais adequados, mas também por saltar alguns passos fundamentais.

Saiba como limpar o carro corretamente (interior e exterior), de forma a aproveitar o brilho e o aroma perfumado por mais tempo.

limpar o carro

 

COMO LIMPAR O CARRO: EXTERIOR

 

  1. Lave primeiro as jantes 

Deve começar sempre a limpar o carro pelas jantes, de forma a não salpicar a carroçaria do carro já lavada.

Para este efeito, utilize um líquido desengordurante que tire a gordura e óleo dos travões e, de seguida, esfregue as jantes com uma escova e sabão.

  1. Inicie a lavagem da carroçaria pelo tejadilho

Passando à lavagem da carroçaria, esta deve ser iniciada pela parte mais alta do carro: o tejadilho.

Depois de lavar todo o carro com água, para retirar a sujidade mais superficial, molhe o seu pano de microfibras com água quente e sabão automóvel. A água quente permitirá remover mais facilmente certos dejetos de animais presentes na pintura.

  1. Não utilize detergente e panos simples

Evite ao máximo a utilização de detergentes de cozinha ou produtos semelhantes para limpar o carro. Poderão danificar a pintura por serem altamente corrosivos.

Deve também optar sempre por panos de microfibras, por serem mais suaves e manuseáveis, em vez de panos simples de cozinha ou do pó.

  1. Retire todo o sabão

Depois de ter passado o sabão, e esfregado a carroçaria com movimentos circulares, é altura de o retirar com recurso a água fria ou a temperatura ambiente. 

É importante que o sítio escolhido para limpar o carro não seja ao sol, para a carroçaria não ficar manchada. Para absorver o excesso de água, opte sempre por deixar uma toalha de microfibras sobre a carroçaria.

 

limpar o carro

 

COMO LIMPAR O CARRO: INTERIOR

 

  1. Livre-se do “lixo” do carro

Talões, tickets de estacionamento, garrafas de água, etc. Tudo o que é lixo e outros objetos desnecessários podem ser deitados fora ou guardados noutro local. Vai facilitar, e muito, todo o processo para limpar corretamente o interior do seu carro.

  1. Limpe o tablier e consola central

Comece por limpar a consola central, a zona superior do tablier e as portas. Mais uma vez, utilize um pano de microfibras, para remover uma maior quantidade de sujidade e poder chegar a recantos mais complicados.

  1. Limpe os estofos e tapetes

Chegou a vez dos estofos. Por acumularem muito pó e sujidade, deve aspirá-los com particular atenção pelas zonas das costuras e limpá-los com um líquido próprio para estofos de tecido ou de pele.

Logicamente, a seguir aos estofos deve limpar os tapetes. É possivelmente o local do carro que acumula mais lixo (areia, terra, migalhas). O nosso conselho é que, semanalmente, sacuda os tapetes do seu carro.

  1. Limpe o porta-bagagens

Não se esqueça do porta-bagagens. Pode não utilizá-lo diariamente, mas é por onde passam a maior parte dos objetos mais sujos (bicicletas, malas de viagem, chapéus de sol, etc.). Deixe bem aspiradinho, para terminar de limpar o carro em beleza.

 

Tudo pronto para ver o seu carro a brilhar? Se preferir, pode sempre contar connosco para a lavagem automóvel.

 

Mais Notícias

Mecânica é connosco

Serviços Mecânica Fix&Go Quando pensamos em oficina, imediatamente ocorre-nos a palavra “Mecânica”, ou “mecânicos”, os profissionais em si da área. Essa associação, apesar de redutora,…

O Custo da Mobilidade Elétrica em Portugal

O Custo da Mobilidade Elétrica em Portugal: Uma Análise Detalhada No final de 2021, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) trouxe à tona uma…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…