Como evitar o ângulo morto?

Dezembro 28, 2022

Apanhar um susto na estrada, por não ter visto outro carro no seu campo de visão, é algo que possivelmente já lhe aconteceu mais do que uma vez. Este tipo de situação deve-se ao chamado ângulo morto.

Isto acontece quando os condutores não conseguem visualizar uma determinada área em redor do automóvel, o que pode desencadear acidentes se não tomar a devida precaução.

Apesar de o ângulo morto poder variar consoante o tipo de veículo, o mais comum acontece quando os espelhos retrovisores exteriores não lhe conseguem dar uma visão total, especialmente quando se trata de uma moto ou bicicleta.

Quando o relevo é acidentado ou existem cruzamentos de estradas com diferentes declives, alguns elementos ficam escondidos, o que acaba por gerar o ângulo morto.

Atualmente já existem vários automóveis com o sistema BLIS (Blind Spot Information System) incorporado, que através de câmaras, sons e radares permitem detectar a presença nas áreas circundantes que não são visíveis e que formam o ângulo morto.

Visto que ainda nem todos os carros contam com este sistema, neste artigo reunimos várias dicas de forma a evitar o ângulo morto na estrada.

 

ângulo morto

 

DICAS PARA EVITAR O ÂNGULO MORTO

 

Ajuste o assento e o espelho retrovisor interior

Para garantir uma boa visibilidade sobre a estrada e o ambiente circundante, e evitar a formação de um ângulo morto, é fundamental que o seu assento e o espelho retrovisor interior estejam ajustados à sua medida.

 

Regule os espelhos retrovisores laterais 

Quando estão regulados corretamente, estes espelhos reduzem a possibilidade de se formarem ângulos mortos. Para ter a certeza de que estão bem ajustados, confirme se consegue ver o final do seu veículo.

Quanto menor for a área da carroçaria que vê no espelho, maior será o seu campo de visão. Contudo, é importante que veja sempre uma parte do seu automóvel, para poder contar com uma referência espacial do mesmo.

 

Sinalize corretamente todas as manobras na estrada

Para que os outros condutores saibam sempre quais são as suas intenções com determinada manobra, deve utilizar os piscas antes de a executar e não apenas no momento da manobra. 

 

Preste especial atenção às rotundas

Nas rotundas, especialmente as que têm mais do que uma via, deve ter ainda mais cuidado com as ultrapassagens, devido ao risco de colisão provocado pelo ângulo morto.

 

Verifique sempre o seu campo de visão

De modo a evitar acidentes em resultado deste fenómeno, deve rodar ligeiramente a cabeça e chegar-se um pouco à frente para ver pelo retrovisor. Nunca deve sair do veículo, nem prolongar por muito tempo estas ações.

 

Identifique os ângulos mortos do seu veículo e dos outros

Para uma condução prudente e defensiva, o nosso último conselho é que conheça o ângulo morto mais comum do seu veículo e tome atenção a um possível ângulo morto dos veículos à sua volta. 

 

Mais Notícias

9 Dicas Para Uma Condução Mais Económica e Segura

Com a tecnologia a avançar cada vez mais rápido, também os carros são cada vez mais velozes desde o momento que arrancam. Apesar disto parecer…

As Piores Multas de Trânsito

Multas de Trânsito Que Fazem Estragos na Carteira Ninguém gosta de ser multado, ainda mais quando são multas de trânsito. Estas podem representar um peso…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…