AdBlue, o que é? – Tudo o que precisa de saber sobre este líquido

Julho 25, 2022

Líquido AdBlue, a maioria dos automóveis a Diesel mais recentes tem um depósito auxiliar para este líquido. Mas será que sabe porque apareceu, qual o seu propósito e que benefícios a sua utilização pode trazer?

Descubra neste artigo tudo o que precisa de saber sobre o líquido AdBlue e se o pode utilizar na sua viatura.

 

AdBlue, o que é? - Tudo o que precisa de saber sobre este líquido

Como apareceu

O líquido AdBlue surgiu como uma solução para o controlo das emissões poluentes nos automóveis a gasóleo. A popularização deste líquido no mercado foi precedida por dois acontecimentos bastante relevantes dentro deste contexto:

  • A Euro 6 – norma ambiental europeia introduzida em 2014, que limitava as emissões poluentes dos automóveis, ainda mais do que o já estipulado. Para além da redução da utilização de combustível na condução (que por si só já reduz as emissões poluentes) é também necessária a aplicação de sistemas de tratamento destes gases poluentes.
  • O caso Dieselgate – um escândalo que certamente não está esquecido por muitos. Em 2015 foram descobertas falsificações nos testes de emissões poluentes da marca de automóveis Volkswagen. No entanto, depressa se descobriu que este escândalo se estendia a muitas outras marcas do setor. Estes factos vieram acelerar a urgência de atuação no que toca à regulação de emissões de gases poluentes dos combustíveis automóveis.

 

AdBlue: uma resposta inovadora para a redução de emissões poluentes

Após a introdução das normas Euro 6, as marcas de automóveis viram-se obrigadas a arranjar novas soluções que tornassem o consumo de combustível mais sustentável. Foi então que se viraram para uma invenção feita já anos antes (a propósito das normas Euro 5): o líquido AdBlue.

Este líquido tem a função de regular as emissões poluentes dos combustíveis Diesel. Começou por ser introduzido em veículos de grande porte, como carros de sete lugares, carrinhas, SUVs, jipes e camiões pesados. No entanto, também passou a ser colocado nos automóveis para cinco passageiros (vulgo ligeiros).

 

AdBlue, o que é? - Tudo o que precisa de saber sobre este líquido

Funcionamento e eficácia

O líquido AdBlue é composto por 67,5% de água desmineralizada e 32.5% de uréia. É introduzido diretamente no sistema de escape a 190º após a combustão, transformando os óxidos de azoto (NOX) em nitrogénio e vapor de água. Isto resulta na redução de até cerca de 80% da emissão destes gases poluentes (há fontes que mencionam valores de até 90% de redução de emissões).

Pela sua alta taxa de eficácia, o líquido AdBlue é considerado como uma excelente solução para diminuir a pegada ecológica de cada indivíduo e responder às normas europeias impostas com o Euro 6.

E, para quem gosta de conduzir e acelerar, a boa notícia é que não afeta em nada a experiência do condutor nem a performance do motor. Aliás, o líquido AdBlue foi mesmo pensado para evitar ter de fazer downgrade aos motores para corresponder às normas europeias de emissão de gases poluentes.

 

Como utilizar o líquido AdBlue

Antes é preciso ter um veículo que tenha depósito para este líquido, visto que apenas de destina a automóveis que tenham sido fabricados com isso em mente (em norma, carros de 2016 para a frente).

No caso de ter um automóvel com depósito para líquido AdBlue, basta abastecê-lo de forma semelhante a como abastece gasóleo. Ao lado do depósito de gasóleo, a sua viatura deve ter um depósito mais pequeno destinado ao líquido AdBlue (como pode ver na imagem abaixo). No entanto, dependendo do modelo do seu automóvel, pode encontrar este bocal noutros locais como a mala (laterais ou até por baixo da roda suplente) ou no lugar do pneu sobresselente ou até junto do motor (em algumas viaturas).

Atenção, o líquido AdBlue não é um aditivo. Atua diretamente no sistema de escape e, por isso, é armazenado à parte do combustível, num depósito separado. Nunca coloque líquido AdBlue no depósito destinado ao combustível. Isso poderá ter consequências graves para o seu veículo. Se por engano colocar líquido AdBlue no depósito do combustível, contacte a marca do seu automóvel para saber o que deve fazer ou contacte a sua seguradora e chame um reboque para levar o carro a uma oficina onde o depósito pode ser limpo.

 

Depósito de líquido AdBlue, ao lado do depósito de gasóleo

O seu veículo deverá ter um indicador para saber quando deve reabastecer o líquido AdBlue. Em média, o consumo costuma ser 1,5 a 2,5 litros por cada 1000 quilómetros, mas isso vai depender, claro, do seu estilo de condução e do tipo de automóvel.

A autonomia pode variar entre os 4.000 e os 20.000 quilómetros, o que é um intervalo bastante considerável. O melhor é mesmo informar-se junto da marca da sua viatura ou pesquisando o nome do modelo online. Por exemplo, alguns modelos Mercedes chegam até ao 39.000 quilómetros por depósito.

 

Benefícios de utilizar o líquido AdBlue

Como já pode verificar, a utilização do líquido AdBlue nas viaturas permite reduzir substancialmente a emissão de gases poluentes para a atmosfera. Isto sem afetar a potência do motor, não alterando nada no que é a experiência do condutor. Outra vantagem é também a sua facilidade de aplicação e o preço reduzido (em comparação com o preço do gasóleo).

Tem, no entanto, uma desvantagem. Os veículos com este sistema não arrancam sem a presença deste líquido. Isto significa que é mesmo obrigatória a sua utilização, o que acarreta mais uma preocupação e é sempre um custo extra para a manutenção do carro. Em troca, estará a zelar pela saúde ambiental do planeta, o que só por si já valerá a pena.

 

Apesar de poder atestar em algumas bombas de gasolina ou poder pedir para encherem esse depósito durante uma revisão, consegue também economizar se comprar uma embalagem de 5 ou 10 litros.

Nas nossas lojas consegue encontrar várias opções de compra do líquido AdBlue em embalagem, para poder levar para casa e ir abastecendo consoante necessite.

Mais Notícias

9 Dicas Para Uma Condução Mais Económica e Segura

Com a tecnologia a avançar cada vez mais rápido, também os carros são cada vez mais velozes desde o momento que arrancam. Apesar disto parecer…

As Piores Multas de Trânsito

Multas de Trânsito Que Fazem Estragos na Carteira Ninguém gosta de ser multado, ainda mais quando são multas de trânsito. Estas podem representar um peso…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…