Saiba tudo sobre airbags, desde a origem à sua manutenção

Novembro 23, 2023

Pode não ser um especialista no mundo automóvel, mas com certeza já ouviu falar de airbags ou teve contacto com este sistema de segurança – de preferência só em filmes, e nunca na vida real, claro.

Neste artigo vamos dissecar a fundo este mecanismo de segurança presente nos automóveis contemporâneos, desde as suas origens, função, manutenção, e muito mais.

Venha daí.

O que são ao certo os Airbags?

É simples, e complexo ao mesmo tempo: são dispositivos de segurança desenhados para proteger os ocupantes de um automóvel em caso de colisão.

São bolsas infláveis que se expandem de forma muito rápida em caso de colisão forte, reduzindo assim o impacto dos viajantes contra as partes rígidas do habitáculo do carro, como o volante, o painel ou as portas, minimizando possíveis lesões graves na sua integridade física.

Fazem parte do sistema de segurança passiva de um veículo, isto é, as medidas de segurança criadas para proteger os ocupantes em caso de acidente mas que não dependem da ação do condutor, funcionando de forma automática.

São exemplos de mecanismos de segurança passiva:

  • Os airbags
  • Os cintos de segurança
  • A estrutura de colisão
  • As zonas de deformação programada
  • Os sistemas de retenção infantil

A segurança passiva é hoje uma parte essencial do design de automóveis, regulado por leis que protegem os automobilistas e tornam as estradas cada vez mais seguras para a integridade física das pessoas.

Estas medidas trabalham em conjunto com as de segurança ativa para poderem entregar a máxima eficácia na prevenção das lesões.

São exemplos de segurança ativa:

  • Travões
  • ABS
  • Sistemas de assistência ao condutor
  • Controlo de Estabilidade (ESP)
  • Alertas de colisão
  • Sensores de estacionamento e câmaras de marcha-atrás
  • Sistemas de alerta de fadiga do condutor

 

A História do Airbag

Mas onde e quando surgiu esta ideia?

A origem do conceito de airbag remonta ao princípio do séc. XX, aos Estados Unidos da América, mas só mais para o final dos anos 1900s começámos a vê-los materializados, quando a tecnologia o permitiu, nas décadas de 1960 e 70.

Em 1974, a fabricante General Motors já os introduziu pela primeira vez em alguns dos modelos do seu catálogo.

Todavia, ainda não era um requisito legal: os sistemas de airbag eram opcionais, e tinham em mente ainda só a segurança do condutor.

O tempo e a maturação da tecnologia conduziram à adoção generalizada desta tecnologia de segurança, obrigatória por lei desde 2006.

Atualmente, é obrigatória a presença de dois airbags frontais e dois laterais, para a cabeça, e dois para o tórax, embora possa haver apenas um para a cabeça e para o tórax.

Os restantes tipos – vai perceber quais são mais à frente – não são obrigatórios, variando de acordo com o modelo e o ano de fabrico do automóvel.

 

E como funcionam ao certo os Airbags?

Como sabemos, os airbags são acionados em caso de colisão violenta.

Aí, sensores estrategicamente situados no veículo detetam a sua desaceleração súbita e enviam um sinal para o módulo de controlo do airbag, que avalia a gravidade do impacto.

Se o módulo de controlo determinar que a colisão é suficientemente severa para acionar os airbags, ele envia um sinal elétrico para os infladores de airbags.

Os infladores de airbags vão, como o nome indica, encher o airbag, graças a um elemento propulsor como o nitrato de azoto, e a ação da eletricidade.

O propulsor então gera um gás inerte que vai encher o airbag de forma rápida, criando uma almofada pronta a reduzir o impacto dos viajantes contra o interior do veículo.

Todo este processo é rápido – mesmo muito rápido – e não pode ser de outra forma.

Tudo dura milissegundos, para garantir o efeito útil do sistema de airbags e a proteção dos viajantes.

 

Que tipos de airbags existem?

Não sendo uma solução única para todos os tipos de colisões, os airbags são concebidos em várias formas e posicionamentos estratégicos para proteger ao máximo a integridade física dos ocupantes de um automóvel.

De acordo com o seu posicionamento no automóvel ou a parte do corpo que visam proteger, os airbags podem ser:

Frontais

São os mais comuns. Estão posicionados no volante (airbag do condutor) e no painel (airbag do passageiro da frente).

Protegem os ocupantes em caso de colisões frontais, inflando entre o ocupante e a parte dianteira do veículo em caso de impacto.

Laterais

São instalados nas laterais dos bancos dianteiros e, em alguns casos, nas portas.

Protegem em caso de colisão lateral, minimizando o risco de lesões na região do tronco e da cabeça.

De Cortina

Geralmente montados nas colunas do teto, cobrem as janelas laterais. Protegem as cabeças dos viajantes em caso do automóvel capotar ou colidir lateralmente, criando uma almofada entre os ocupantes e as áreas de impacto.

De Joelho

Normalmente existem para o condutor, mas há automóveis que os têm instalados também para o passageiro da frente.

São posicionados na parte inferior do painel, debaixo do volante.

Visam proteger as pernas e joelhos do motorista, evitando que sejam empurrados para a frente numa colisão frontal violenta.

Traseiros

Automóveis mais recentes também podem vir equipados com airbags traseiros.

Estes protegem os ocupantes dos bancos de trás em caso de colisão violenta.

Para Pedestres

Estes têm a particularidade de proteger não apenas os ocupantes do automóvel, mas também pessoas fora do seu habitáculo.

O objetivo é assim reduzir o impacto e o risco de lesões graves para os pedestres em caso de colisão com o carro.

Geralmente, este airbag está localizado na parte frontal do veículo, debaixo do capô. E é acionado para criar uma área de absorção de impacto mais suave, ajudando a minimizar lesões na integridade física do pedestre.

Importante notar que este airbag pode não estar presente em todos os carros. A sua presença, ou não, depende das decisões do fabricante e da regulamentação em vigor, mas não é obrigatório na maior parte dos Estados.

Em suma, nem todos os tipos de airbag estarão presentes em todos os automóveis, mas os essenciais sim.

Juntos, trabalham para proporcionar a máxima proteção em todas as diferentes situações de colisão que possam existir.

É importante ainda referir que os airbags podem ser desativados em situações excecionais. Damos-lhe um exemplo muito prático:

Ao transportar uma criança num banco dianteiro, de frente para trás, alguns veículos podem permitir a desativação, temporária, dos airbags do passageiro.

Algo que deve ser feito cautelosamente, e de acordo com as instruções do fabricante e da lei em vigor.

Manutenção

É, claro, importante fazer uma manutenção adequada do sistema de airbags, para garantir a segurança dos viajantes a toda a hora.

Os sistemas de airbag não têm uma validade definida, mas é importante estar atento a sinais de deterioração.

Para isso, lembre-se:

  • Consulte o manual do carro, para ficar a par das orientações do fabricante a este respeito.
  • Fique atento a eventuais sinais de mau funcionamento, como luzes de aviso no painel do carro. Um bom teste para perceber se o sistema de airbag está funcional é verificar se a luz de advertência de airbag no painel de instrumentos se apaga quando o veículo é ligado.
  • Se tiverem sido ativos os airbags num acidente, substitua-os logo que puder, junto de um profissional para tal qualificado. Os airbags são de uma só utilização.
  • Se algum componente (sensores ou módulo de controlo, por exemplo) se apresentar danificado, não facilite e substitua-os.
  • Confie o seu sistema de airbag sempre a profissionais qualificados, com garantias de um trabalho em segurança e de acordo com as especificações do fabricante.

Agora que é (quase) um especialista em airbags, pode confiar nos especialistas Fix&Go para ajudá-lo com o seu carro.

Visite uma das 8 oficinas da nossa rede para uma manutenção ou substituição eficaz do seu sistema de airbag.

 

 

Mais Notícias

A importância de manter o carro em bom estado para a segurança e economia

Cuidar do seu carro é muito mais do que uma questão de estética; é um investimento direto na sua segurança, na sua carteira e no…

5 Dicas ecológicas para uma manutenção sustentável do seu veículo

Manter o seu veículo em boas condições é mais do que uma questão de segurança e economia; é também vital para a preservação do ambiente….

Mais Vistas

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…