Mudanças manuais ou automáticas: qual escolher?

Março 13, 2023

Ao escolher um carro, uma das decisões mais importantes que terá que tomar é o tipo de transmissão que prefere. Existem dois tipos principais de transmissão: mudanças manuais e mudanças automáticas. 

As mudanças manuais têm sido a opção tradicional de transmissão durante muito tempo, mas as mudanças automáticas têm vindo a ganhar popularidade nos últimos anos. 

Cada tipo de transmissão tem as suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha entre as duas pode depender das suas necessidades e preferências pessoais. 

Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre as mudanças manuais e automáticas, bem como as vantagens e desvantagens de cada uma, para o ajudar a tomar uma decisão informada sobre qual a melhor opção para si.

 

mudanças manuais

MUDANÇAS MANUAIS

As mudanças manuais, também conhecidas como transmissão manual ou caixa de velocidades manual, são o tipo mais habitual de transmissão. 

As mudanças são controladas através de uma alavanca que o condutor movimenta para cima e para baixo, escolhendo a mudança adequada para a velocidade e as condições da estrada.

 

MUDANÇAS MANUAIS: VANTAGENS 

1. CONTROLO TOTAL 

Com mudanças manuais, os condutores controlam totalmente as mudanças, permitindo que ajustem a sua condução para se adaptarem às condições da estrada, a subidas mais íngremes ou descidas.

 

2. MAIS ECONÓMICO

Os carros com mudanças manuais são tendencialmente mais económicos, tanto no preço de compra como no consumo de combustível, e até na manutenção ou avarias associadas.

A razão é que as mudanças manuais requerem menos peças, o que as torna mais leves e menos dispendiosas de fabricar. Além disso, o facto de o condutor poder selecionar a mudança mais apropriada para a velocidade a que circula ajuda a economizar algum combustível.

 

3. MAIS ENVOLVENTE

Para muitos condutores, conduzir um carro com mudanças manuais é uma experiência mais envolvente e prazerosa. 

A sensação de controlo total sobre o carro e a possibilidade de executar mudanças suaves e precisas é algo que os fãs de carros consideram uma parte importante da experiência de condução.

 

MUDANÇAS MANUAIS: DESVANTAGENS 

 

1. MAIS DIFÍCIL DE APRENDER

Para alguns condutores, aprender a conduzir um carro com mudanças manuais é uma tarefa mais difícil. 

É necessária alguma prática e habilidade para trocar as mudanças de forma suave e rápida, especialmente nas primeiras vezes a conduzir um veículo deste tipo.

 

2. MAIS CANSATIVO

O processo de troca constante de mudanças pode ser cansativo quando há maior quantidade de trânsito, onde os condutores podem ter de alternar várias vezes entre mudanças num curto espaço de tempo, sendo que algumas viaturas têm até 8 velocidades.

Isso pode ser particularmente desgastante em grandes cidades ou em deslocações mais longas.

 

3. OBRIGAM A TIRAR A MÃO DO VOLANTE 

Com mudanças manuais, é necessário que a mão direita saia do volante para colocar as mudanças, mesmo que estas ações sejam feitas por breves momentos. 

Apesar de ser desta forma que se aprende a conduzir, e sendo este tipo de transmissão o mais comum, a verdade é que sempre que se liberta uma mão do volante, a segurança dos passageiros fica mais exposta. 

 

mudanças automáticas

MUDANÇAS AUTOMÁTICAS

As mudanças automáticas, por outro lado, são cada vez mais comuns nos carros mais recentes. Ao contrário das mudanças manuais, não é necessário que o condutor escolha manualmente a mudança, com exceção do início da marcha.

Em vez disso, o carro seleciona automaticamente a mudança apropriada com base na velocidade e na aceleração de cada momento.

 

MUDANÇAS AUTOMÁTICAS: VANTAGENS 

 

1. CONDUÇÃO MAIS SIMPLES

Uma das principais vantagens das mudanças automáticas é que os carros com este tipo de transmissão são mais fáceis de conduzir do que aqueles com mudanças manuais. 

Os condutores não precisam de se preocupar em trocar a mudança, o que pode ser particularmente útil em viagens mais longas ou com bastante trânsito.

 

2. MAIS CONFORTÁVEL

As mudanças automáticas proporcionam uma condução mais suave e confortável. 

As transições entre as mudanças são geralmente mais suaves e fazem notar-se menos do que as mudanças manuais, o que pode ser uma grande vantagem para passageiros que sentem algum desconforto ou enjoos durante a condução.

 

3. MENOR DESGASTE DA EMBRAIAGEM 

Como as mudanças são engrenadas de forma automática, há menos desgaste da embraiagem, o que é mais saudável para qualquer automóvel.

 

MUDANÇAS AUTOMÁTICAS: DESVANTAGENS

 

1. MENOR CONTROLO

Uma das desvantagens das mudanças automáticas é que o condutor tem menos controlo sobre a mudança selecionada. 

Isto pode ser um problema em algumas condições de condução, como em subidas mais íngremes ou numa ultrapassagem a outro veículo. 

Além disso, a falta de controlo pode ser dececionante para os entusiastas de carros que valorizam a sensação de controlo total sobre o veículo.

 

2. PREÇO MAIS ELEVADO

Em regra geral, os carros que têm mudanças automáticas são mais caros do que os carros com mudanças manuais, tanto no preço de compra como na manutenção ao longo do tempo.

As mudanças automáticas têm mais peças e são mais complexas do que as mudanças manuais, o que torna o seu fabrico e a sua reparação mais complexos e dispendiosos.

 

3. MENOS ENVOLVENTES

Para muitos condutores, a condução de um carro com transmissão automática pode ser menos envolvente e menos emocionante do que conduzir um carro com mudanças manuais. 

A falta de controlo total sobre a seleção da mudança pode fazer com que a condução se torne menos desafiadora e, assim, possa perder o interesse para alguns condutores.

 

mudanças

QUAL ESCOLHER?

Se prefere uma condução mais envolvente e desafiadora, as mudanças manuais podem ser a melhor opção. Além disso, se procura um carro mais económico em termos de preço de compra e consumo de combustível, as mudanças manuais são a escolha indicada para si.

Por outro lado, se procura uma condução menos exigente e mais suave e confortável, especialmente em viagens longas ou no trânsito, as mudanças automáticas são porventura a melhor escolha. 

É importante lembrar que a escolha entre mudanças manuais ou automáticas também pode depender do tipo de carro que está a considerar. Alguns modelos de carros só estão disponíveis com uma opção de transmissão, o que pode limitar a sua escolha.

Seja manual ou automática, conte com a Fix&Go para a reparação da caixa de velocidades do seu automóvel em caso de avaria.

 

 

Mais Notícias

Mecânica é connosco

Serviços Mecânica Fix&Go Quando pensamos em oficina, imediatamente ocorre-nos a palavra “Mecânica”, ou “mecânicos”, os profissionais em si da área. Essa associação, apesar de redutora,…

O Custo da Mobilidade Elétrica em Portugal

O Custo da Mobilidade Elétrica em Portugal: Uma Análise Detalhada No final de 2021, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) trouxe à tona uma…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…