Como cuidar do seu carro durante o verão

Agosto 14, 2023

Parte do verão já passou, mas nem por isso deve relaxar: é muito importante cuidar do seu carro durante toda a estação mais quente do ano.

Sabemos que, fora alturas mais amenas, cada estação traz consigo um conjunto de desafios que vêm pôr à prova não só a capacidade de resistência do seu carro, como a sua capacidade, enquanto proprietário, de proteger a sua viatura.

Neste artigo apresentamos-lhes dicas úteis para proteger e manter o seu carro na sua máxima performance durante alguns dos meses mais duros do ano para um automóvel.

 

 

O que faz do verão uma estação desafiante?

As principais razões que tornam esta uma altura do ano que requer cuidados extra são:

  • As altas temperaturas
  • Os raios UV
  • A proximidade do mar, que contém agentes corrosivos

A boa notícia é que há várias soluções para contornar estes fatores.

 

Dicas práticas para cuidar do seu carro

1. Evite estacionar ao sol

O exterior de um carro é, naturalmente, a parte mais exposta aos elementos, e por isso aquela em que a sua ação vai ter mais impacto. Mas é também uma das mais fáceis de proteger, e evitar a sua deterioração ao longo do tempo.

Um dos hábitos mais simples que pode começar a ter em conta é procurar estacionar em lugares cobertos, seja em garagens, seja em locais com sombra.

Assim, vai evitar o desgaste na pintura do carro, vai proteger os pneus, e vai manter a temperatura do habitáculo mais baixa, o que é ideal para proteger os componentes electrónicos, mecânicos e plásticos interiores.

 

2. Use uma capa de proteção

Claro que nem sempre conseguimos ter um lugar à sombra ou acesso a uma garagem.

Mas não há razão para desesperar. Apesar de estarem mais associadas à proteção para o inverno ou para serem usadas em situações de longas paragens, este tipo de capas são úteis para proteger o seu automóvel dos efeitos nefastos do sol na pintura e para evitar que o habitáculo aqueça em demasia.

Não precisa de se preocupar com o vento: elas não voam, uma vez que se prendem às rodas; nem com a sua carteira: encontram-se à venda a preços acessíveis, pelo que não vai cometer nenhuma irresponsabilidade financeira ao comprar uma.

Para estacionamentos à porta de casa, são uma boa solução.

 

3. Use um pára-sol

Para estacionamentos mais breves, de algumas horas, recomendamos o uso de um pára-sol, dianteiro e traseiro.

Com este recurso, também consegue evitar que a temperatura do habitáculo suba em excesso, e evita ter de conduzir a agarrar um volante ou manete de velocidades a ferver.

Tem ainda no mercado palas de sol para tapar as janelas laterais, que vão também contribuir para um habitáculo mais fresco e para que os estofos dos bancos durem mais, ficando menos expostos à ação do sol.

 

 

4. Proteja o carro do salitre

Não é que seja um problema exclusivo do verão, mas os efeitos do salitre nos automóveis são, obviamente, mais acentuados nesta altura de praia, em que passamos mais tempo no litoral e junto ao mar.

Este agente invisível tem um efeito corrosivo na pintura e nas partes metálicas dos automóveis, pelo que não deve ser ignorado se se quer cuidar do seu carro no verão.

Assim, recomendamos que evite estradas paralelas à costa em dias de vento e ondulação.

Se tiver de estacionar junto da costa, procure sempre deixar o carro com o capot voltado para o lado oposto à costa ou num lugar onde a brisa do mar não sopre tão intensamente.

Se for um estacionamento mais prolongado no tempo, a opção já mencionada da capa é também um bom recurso para cuidar do seu carro e evitar a corrosão dos seus materiais.

Se tiver mesmo de deixar o seu carro estacionado numa situação de exposição ao salitre, recomendamos que o lave depois, quanto antes.

Aliás, durante o verão, em que as idas à praia são mais frequentes, deve lavar o seu carro com maior frequência, para evitar a corrosão dos materiais metálicos pelo salitre. Faça-o manualmente, com água a pressão e sabão, sem esfregar e secar, evitando riscar a sua pintura.

Outra medida eficaz contra os efeitos do salitre é evitar conduzir com a roupa molhada. Coloque uma toalha ou algo similar debaixo de si para proteger os estofos, principalmente se a humidade for salgada, evitando assim manchas desagradáveis nos seus bancos.

 

5. Aplique cera na carroçaria

Além das lavagens, deve manter a carroçaria do carro polida com cera. Isto vai fazer com que tenha maior resistência à sujidade e à exposição solar, fazendo ainda com que a subsequente lavagem se torne mais fácil e eficaz, uma vez que a certa vai tornar mais difícil a colagem de detritos à pintura do carro.

Numa altura do ano em que faz não só muito mais sol, mas também em que as férias com carro são mais habituais e muitas vezes em estacionamentos de praia empoeirados, esta pode ser uma importante ajuda, pois cria uma camada protetora da pintura.

 

6. Cuide dos pneus

A manutenção dos pneus do seu carro deve ser pensada ao longo de todo o ano, mas deve ser alvo de cuidado redobrado no verão.

As probabilidades de ter um acidente causado por sobreaquecimento e rebentamento de pneus são superiores nesta altura do ano, muitas vezes causados pelo mau estado dos mesmos ou por estarem com pressão incorreta.

Até para que durem mais tempo, verifique regularmente se os está a usar com a pressão recomendada pelo fabricante, e quando o fizer, certifique-se que estão ainda frios.

 

 

7. Tenha atenção à temperatura do motor

Com o calor no ar, a temperatura do motor também tende a aumentar.

Se o indicador atingir a zona vermelha e ultrapassar o ideal (à volta dos 90º C), há um risco sério de queimar o motor.

Fique atento às luzes no painel de instrumentos.

 

8. Verifique os líquidos do carro

Para evitar que o motor, entre outros componentes do automóvel, sobreaqueçam, verifique regularmente o sistema de refrigeração.

Os fluídos presentes num automóvel têm, entre outras funções, a de refrigerar os sistemas que o compõem. Quanto mais baixos estiverem os seus níveis, mais fácil e provável se torna uma situação de sobreaquecimento.

Assim, é imprescindível ter atenção aos fluídos para cuidar do seu carro no verão.

 

9. Verifique o filtro de ar do habitáculo

Certamente vai querer usar o ar condicionado durante os dias mais quentes. Assim, é importante que não se esqueça de verificar o filtro de ar do habitáculo, para que o ar condicionado funcione na perfeição e a temperatura no interior do carro não seja excessiva.

O ideal é começar por refrescar o carro com os vidros abertos e só depois, passados alguns minutos, ligar o ar condicionado. Isto vai evitar que o motor trabalhe em excesso num momento inicial, evitando assim o seu sobreaquecimento.

A substituição do filtro de habitáculo, permite-lhe ter um ar/ambiente no interior da sua viatura, livre de poeiras e micróbios.

 

10. Certifique-se de que tem uma bateria fiável

O calor do verão também não é amigo das baterias dos automóveis. 

Numa altura de viagens longas como são estes meses, tenha atenção à vida da sua bateria.

Se tiver mais de 3 anos, não vá de viagem sem verificar o seu estado junto de um profissional qualificado.

 

Estas são, em suma, algumas medidas de verão que deve adotar para que o seu carro tenha uma vida mais longa e para evitar dissabores numa altura que se pretende que seja de descanso, relaxamento e diversão.

Conte com o apoio da Fix&Go para ir de férias descansado.

Marque connosco a sua revisão!

Mais Notícias

Mecânica é connosco

Serviços Mecânica Fix&Go Quando pensamos em oficina, imediatamente ocorre-nos a palavra “Mecânica”, ou “mecânicos”, os profissionais em si da área. Essa associação, apesar de redutora,…

O Custo da Mobilidade Elétrica em Portugal

O Custo da Mobilidade Elétrica em Portugal: Uma Análise Detalhada No final de 2021, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) trouxe à tona uma…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…