Carros a hidrogénio: presente ou futuro?

Novembro 28, 2022

Com o desenvolvimento dos carros híbridos, há muito que os carros elétricos não são a única alternativa de mobilidade mais limpa e amiga do planeta. Porém, uma nova alternativa vai surgindo aos poucos no mercado automóvel português: os carros a hidrogénio.

Descubra como funcionam os carros a hidrogénio e quais as vantagens e desvantagens de optar por este tipo de tecnologia sustentável.

COMO FUNCIONAM OS CARROS A HIDROGÉNIO?

Por funcionarem através de energia elétrica, também são considerados carros elétricos. A principal diferença para os elétricos convencionais é a forma como produzem energia.

Enquanto os carros elétricos convencionais recebem energia através de uma fonte externa (carregadores), os movidos a hidrogénio são capazes de produzir a sua própria energia elétrica. 

Estes automóveis são compostos por tanques de hidrogénio, que quando entram em contacto com o oxigénio criam 2 produtos na sua célula de combustível: energia elétrica e água (H20), expelida pelo tubo de escape. 

Sendo movidos a energia elétrica, os automóveis movidos a hidrogénio representam uma ótima alternativa para quem procura deslocar-se sem prejudicar o ambiente.

 

Carros a hidrogénio

 

CARROS A HIDROGÉNIO: VANTAGENS

Agora que já sabe como funcionam os carros a hidrogénio, segue-se uma nova pergunta: quais são, então, as principais vantagens de optar por este tipo de tecnologia sustentável? 

Nós dizemos-lhe:

  1. Abastecimento mais rápido 

O abastecimento completo dos carros a hidrogénio demora apenas 5 minutos, um tempo bastante inferior em comparação com o que um carro elétrico convencional demora a ser carregado.

  1. Mais amigo do ambiente

Os carros a hidrogénio não só geram zero emissões poluentes, como ainda são capazes de limpar o ar por onde passam. Isto é possível porque no seu processo de criação de energia é produzido vapor de água, que renova o ar por onde o carro circula.

  1. Elemento abundante na natureza

Ao serem movidos a hidrogénio, este tipo de veículos está a usar o elemento mais abundante na natureza, que pode ser recolhido à superfície, o que evita o uso excessivo de recursos fósseis.

  1. Silenciosos

À semelhança do que acontece com os carros elétricos, por não terem um motor a combustão, os carros a hidrogénio não emitem ruído.

 

Carro a hidrogénio

 

CARROS A HIDROGÉNIO: DESVANTAGENS

Se as vantagens dos carros a hidrogénio são um balão de oxigénio para o futuro destes veículos na indústria automóvel, as atuais desvantagens podem retardar o crescimento no mercado português.

  1. Abastecimento ainda mais caro

O abastecimento de um tanque de hidrogénio pode ser ainda mais caro do que o de um depósito de um automóvel a combustível. 

Comparando os carros a hidrogénio com os carros elétricos com bateria, o preço de carregamento é 2 a 3 vezes superior para a mesma distância a percorrer.

Contudo, é expectável que com o aumento da comercialização e respectiva procura, este valor possa diminuir e tornar-se mais competitivo.

  1. Número reduzido de postos de carregamento em Portugal

Atualmente, só existe um posto de carregamento de carros a hidrogénio, em Cascais.

  1. Preço dos carros a hidrogénio ainda muito elevado

Face à pouca oferta existente em Portugal, o preço de venda destes automóveis ultrapassa os 60 mil euros. Tal como referido em relação ao abastecimento, este valor deverá baixar quando houver uma maior variedade de modelos no mercado português.

 

Dada a pouca presença no nosso país, por agora esta tecnologia parece ser apenas de futuro. No entanto, é mais uma prova de que o setor automóvel está a apostar em energias verdes. O planeta agradece.

Mais Notícias

9 Dicas Para Uma Condução Mais Económica e Segura

Com a tecnologia a avançar cada vez mais rápido, também os carros são cada vez mais velozes desde o momento que arrancam. Apesar disto parecer…

As Piores Multas de Trânsito

Multas de Trânsito Que Fazem Estragos na Carteira Ninguém gosta de ser multado, ainda mais quando são multas de trânsito. Estas podem representar um peso…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…