Alinhamento de direção: é assim tão importante?

Julho 13, 2022

O alinhamento de direção é sempre importante, principalmente se pretende ter uma condução mais estável e segura, diminuir o desgaste dos pneus e obter um consumo de combustível mais eficiente.

 

O que é o alinhamento de direção?

O objetivo do alinhamento é ajustar os vários ângulos das rodas do veículo de modo a que fiquem paralelas entre si e perpendiculares à estrada.

Para conseguir este resultado, são feitos vários testes e medições (covergência, camber, avanço) para garantir que os ajustes feitos à direção correspondem aos valores originais definidos pelo fabricante do veículo.

Mas então, porque é que as rodas do veículo se desalinham? Não há uma resposta única para esta questão. O desalinhamento da direção pode acontecer por uma das seguintes razões:

  • Peças com desgaste. Com o passar do tempo, é normal que ocorra o desgaste de várias peças do veículo. Com o deteriorar das peças, neste caso as peças da suspensão, é normal que a direção da viatura acabe desalinhada.
  • Danificação da suspensão. O seu veículo pode ficar danificado com as condições da estrada ou com o estilo de condução. Buracos na estrada, subir passeios ou velocidade excessiva em lombas são alguns exemplos de situações que podem estragar a suspensão e, consequentemente, causar o desalinhamento da direção.
  • Alteração da altura do veículo. Se alterar a altura do veículo sem proceder aos ajustes necessários na suspensão do veículo, pode vir a ter consequências futuras no alinhamento da direção.

 

Em que consiste?

Na sua essência, o alinhamento de direção passa pelo ajuste de 3 ângulos específicos, relacionados com as rodas e o eixo. São esses ângulos o sopé, o avanço e o ângulo de inclinação lateral do eixo.

  • Sopé: é o ângulo de inclinação das rodas em relação ao plano vertical. O valor é positivo se a parte superior do pneu estiver inclinado para fora, ou negativo se estiver inclinado para dentro.
  • Avanço: é o ângulo formado pela inclinação do eixo de direção em relação ao plano vertical. Tem um enorme papel na estabilidade do carro.
  • Inclinação lateral do eixo: Denominada “convergência” na linguagem mais técnica, consiste no paralelismo entre as duas rodas do eixo, que devem estar paralelas quando observadas de frente. Ao longo do tempo, as rodas vão perdendo este paralelismo, o que pode resultar num desvio convergente (para dentro) ou divergente (para fora).

 

Alinhamento de direção: é assim tão importante?

Principais benefícios de uma direção alinhada

Como já foi referido anteriormente, o alinhamento de direção tem diversas vantagens para a saúde mecânica da sua viatura, entre elas:

  • Condução mais segura: uma direção desalinhada provoca desvios na condução e obriga o condutor a estar mais concentrado no controlo da própria viatura em vez de estar concentrado noutros aspetos externos mais importantes durante essa mesma condução.
  • Melhor performance do veículo: quando o carro está mais estável na direção, fica também mais fácil de conduzir e com um melhor desempenho em todos os aspetos da condução.
  • Menor desgaste dos pneus: com a direção desalinhada, o desgaste dos pneus é mais acelerado pois influencia a forma com que estes devem estar em contacto com o pavimento.
  • Menor consumo de combustível: por haver uma menor resistência das rodas, ou uma resistência mais suave, o carro não vai necessitar de tanta gasolina, ajudando também assim a carteira de quem o conduz.
  • Vida útil do veículo prolongada: com todas estas vantagens, o carro necessitará de menos manutenção e evitará avarias, o que contribui inevitavelmente para que dure mais tempo.

 

Como reconhecer se tem a direção desalinhada

Já conhece os benefícios do alinhamento de direção e as principais causas. Agora só falta saber como reconhecer quando a direção da sua viatura estiver desalinhada. Estes são os sinais a que precisa de prestar atenção:

  • Consumo de combustível maior que o normal. Conduzir com a direção desalinhada está a colocar um maior esforço em cima do seu veículo, o que aumenta inevitavelmente o consumo de combustível. Um consumo anormal de combustível pode ser indicador de diversos possíveis problemas, sendo a direção desalinhada um deles.
  • Volante demasiado rígido. Se sente maior dificuldade em virar o volante, isso pode ser sinal de que a direção da sua viatura se encontra desalinhada.
  • Carro “desvia” para um lado.  Experimente largar o volante quando este estiver direito, durante breves segundos, em andamento. Se o carro estiver a desviar para um dos lados pode significar que a direção está desalinhada, por exemplo quando coloca o volante direito e sem a sua intervenção existe uma oscilação para um dos lados.
  • Sente oscilações quando trava. Isto não indica que a direção se encontra desalinhada, mas pode ser causa para tal. Por isso mesmo, se o carro oscila muito durante a travagem, é aconselhado que consulte um profissional que consiga garantir que o seu veículo não está a ser prejudicado.

 

Alinhamento de direção: é assim tão importante?

Quando deve ser realizado o alinhamento de direção?

O alinhamento de direção é considerado uma manutenção de rotina, que deve ser efetuada todos os anos ou a cada 15.000 quilómetros. Isto porque é normal que a direção se vá alterando com pequenos impactos e ocasiões (buracos, lombas, etc.).

Sempre que também reparar que a direção do seu veículo está (ou pode estar) desalinhada, deve recorrer à ajuda de um especialista para o seu alinhamento. Para além disso, sempre que trocar de pneus é também necessário verificar o alinhamento de direção.

Atualmente, grande parte das viaturas mais recentes têm alinhamento traseiro, sendo importante efetuar a mesma verificação quando são substituídos os pneus traseiros.

Ou seja, deve realizar ou verificar o alinhamento de direção:

  • Após a troca de pneu(s);
  • Sempre que o veículo apresente dificuldades nas trajetórias retas;
  • Sempre que é efetuada uma alteração a um componente que influencie o alinhamento;
  • Em caso de desgastes irregulares no pneu;
  • A cada 15.000 kms. ou quando efetuar a rotação de rodas (+/- 10.000 em 10.000 kms.)

 

Se acha que a direção do seu carro pode estar desalinhada ou quer apenas verificar o seu estado, recorra a um profissional da fix&go para uma revisão e o devido alinhamento de direção. Connosco, a sua viatura está sempre em boas mãos.

Mais Notícias

Mecânica é connosco

Serviços Mecânica Fix&Go Quando pensamos em oficina, imediatamente ocorre-nos a palavra “Mecânica”, ou “mecânicos”, os profissionais em si da área. Essa associação, apesar de redutora,…

O Custo da Mobilidade Elétrica em Portugal

O Custo da Mobilidade Elétrica em Portugal: Uma Análise Detalhada No final de 2021, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) trouxe à tona uma…

Mais Vistas

Gasóleo ou gasolina? Conheça as diferenças.

Existem algumas diferenças claras entre gasóleo e gasolina, que provavelmente poderá saber. No entanto existem outros detalhes menos óbvios que pode desconhecer. Fique a par…

Num automóvel os amortecedores têm que função?

Num automóvel, os amortecedores são essenciais para o bom funcionamento da direção do carro durante a condução. A utilização de amortecedores em mau estado acelera…

Travão de mão: quais os problemas mais comuns e como evitá-los

Todos os condutores sabem para que serve um travão de mão e como é acionado. Mas será que conhece em maior detalhe o funcionamento deste…